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10 dicas para desacelerar


A mente é uma bússola para o corpo e a circunstância em que a mente se encontra pode afetar o comportamento do corpo, isso explica porque estamos cada vez mais estressados, envelhecendo antes do tempo e com preocupantes problemas de saúde.

Infelizmente, não podemos evitar infortúnios e não temos o controle da vida. Mas, em contrapartida, podemos controlar alguns pensamos e evitar (ou minimizar) o desassossego. Hoje, quero te apresentar 10 dicas fáceis e práticas que podem te ajudar a relaxar.

1. Cobre menos de si. 

Você não precisa ser uma pessoa negligente, só aceite seus limites e entenda que tudo que venha ultrapassa-los poderá machucar você. Quando a gente aceita a nossa imperfeição e compreende que a falha faz parte de nós, paramos de esperar perfeição das pessoas que nos cercam. Seja gentil com você mesmo. Você não é perfeito, então não espere perfeição de si mesmo. Não se cobre tanto, tenha misericórdia e perdoe-se. Você erra e todos nós erramos, o que podemos fazer é aprender com os nossos erros. Mudar requer paciência, leva tempo... seja paciente. Leia isto.

2. Faça ginástica laboral todos os dias. 

Se você também passa muito tempo sentado e fazendo movimentos repetitivos, esta dica é fundamental. A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos feitos no ambiente de trabalho, que tem a função de evitar lesões por esforço contínuo e até doenças ocupacionais. Nele, você alonga diversas partes do corpo em curto tempo (16 segundos, no máximo, para cada atividade física), o que é muito legal e não cansa (nem te faz suar!). Eu faço ginástica laboral nos intervalos do meu trabalho. Apesar de trabalhar em casa, tenho consciência que meu corpo e minha saúde são importantes, portanto, eu devo cuidar de mim mesma. Dá uma googlada ou pesquise sobre vídeos no YouTube. Há vários profissionais ensinando como os exercícios são feitos. Depois de um tempo, você nem precisa mais de um guia, já que seu cérebro grava os movimentos!

3. Beba chá. 

Chá de camomila, capim cidreira, hortelã, maçã verde com canela... Chás são ótimos relaxantes e causam uma sensação de serenidade do outro mundo. Experimente beber uma xícara de chá morno antes de dormir. Sou extremamente suspeita para dar esta dica, já que amo chá. 

4. Faça sachês de ervas e coloque debaixo do travesseiro. 

Faça isso e você dormirá feito um bebezinho!

5. Observe os pássaros ou as estrelas. 

Observar, silenciosamente, a natureza traz grandes benefícios para nós. Quando contemplamos os pássaros, apreciamos a vida. 

6. Deixe palavras de gentileza para as pessoas. 

Num mundo tão hostil, receber mensagens de incentivo e gentileza fazem uma diferença enorme no dia de qualquer pessoa. Escreva coisas boas e espalhe por aí. Enquanto você escreve e seu cérebro procura palavras agradáveis, seu corpo, automaticamente, começa a relaxar. Que tal começar a fazer isso agora mesmo?

7. Faça arte. 

Experimente algo novo. Pinte, costure, borde, modele, recorte, desenhe, escreva, cante, aprenda a tocar um instrumento novo... O importante é fazer arte. Além de desenvolver um olhar mais flexível para o mundo ao redor, você estará contribuindo para o auto-relaxamento. 

8. Aprenda a respirar. 

Eu sei que você sabe respirar, tenha calma comigo. :-P Faça isto: fique de pé, deixe sua coluna reta e feche os olhos. Inspire bem devagar contando até três e depois expire lentamente. Faça com que seus pulmões se expandam para o ar entrar e se esvaziem quando o ar sair. Quando renovamos o oxigênio, a circulação do sangue e a respiração compassada são estimuladas e isso gera uma sensação de relaxamento.

9. Tire a tomada da parede. 

Desative notificações do celular, retire a tomada da TV da parede, fique um pouco longe da internet. Leia um livro, tire um cochilo, converse com as pessoas.

10. Ouça músicas/playlists para ninar essa fera que vive em você. 

Sabia que Bach ajudou melhorar o rendimento escolar de várias crianças? Pois é. Quer uma dica do que ouvir? Tenho várias playlists com músicas serenas para acalmar as feras. 

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Espero que este post de hoje tenha sido proveitoso para você. Não se esqueça: take it easy, baby. Beijos!

Hey, animei a ilustração que abre o post, vem ver aqui. Tá bem humilde, é um estudo, mas quero dividir contigo. :-)

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