Por causa de Jesus, as coisas são muito melhores para nós do que foram para os nossos antepassados. Nós temos um novo Grande Sacerdote, uma nova tenda de adoração e uma nova aliança com Deus. Os sacerdotes dos nossos antepassados eram pecadores e perversos. Por causa dos pecados deles, eles não representavam bem o povo diante de Deus. Jesus é o nosso novo Grande Sacerdote. A perfeição dEle substituiu os antigos sacerdotes, fazendo dEle o Único Caminho para Deus, o Pai. (Hebreus 8:6)
   A velha tenda de oração, o tabernáculo, agora é apenas uma sombra do tabernáculo verdadeiro no céu. A nova tenda é onde Jesus se assenta com o Pai. Ter uma nova tenda de adoração significa que nós podemos adorar a Deus direto de nosso coração. A nossa adoração não é ditada pelo ritual, mas pelo relacionamento. Nós adoramos pelo nosso amor a Jesus. A nova aliança que Deus fez através de Jesus substitui a aliança que Ele fez com os nossos antepassados. A antiga indicava para a nova aliança baseada no sacrifício de Jesus. Essa nova aliança promete que, através de Jesus, nós seremos para sempre de Deus e Ele será o nosso Deus (veja Jr. 31:33, 34). A nova aliança promete perdoar os pecados daqueles que confiam em Jesus. Por causa de Cristo, nós podemos orar e ter comunhão direta com Deus. Nós podemos sentir pessoalmente o perdão dos nossos pecados. Nós podemos sentir a liderança e a compaixão dEle em nossa vida.
   Deus promete coisas superiores. Ele nos deu o melhor  presente – um relacionamento melhor com Ele – através da obra de Jesus e do Espírito Santo.
Olhe e comprove: Hebreus 8:6; Hebreus 7:22; Jeremias 31-34;

Fonte: Bíblia Sagrada – NTLH -  com notas para jovens