SLIDER

Três dicas de ouro para um bom network


Interaja 

Participe de desafios, faça projetos colaborativos com seus colegas, alargue o seu círculo de amizades. Crie oportunidades, meu bem! A todo momento surgem inúmeros desafios nas redes sociais seguidos de uma hashtag (bendita hashtag!) que facilita determinados grupos se conectarem. Esses desafios são os ourinhos que estão no pote bem no fim do arco-íris. Eu estou participando do "#100DiasDeDesenho" criado pelas meninas do Clube do Bordado. 

Chame aquele seu amigo que trabalha na mesma área para criarem algo juntos. Collabs são maravilhosas para ambos os lados, meio a meio. Justo. Quanto mais você interage com outras pessoas, mais você alarga seu círculo de relações e se faz conhecido. É como uma teia. Trabalhar com arte já é solitário por si só, aproveite os meios que facilitam a comunicação para criar novos laços. Seja onipresente. :-P Não precisa ser invasivo, apenas agradável e respeitoso. 

Cuidado com a fragilidade que você transmite

Sinto um pouco de aflição quando vejo alguém, o tempo todo, pedindo permissão para os outros pra fazerem o que elas querem fazer. Isso parece ser vicioso e nocivo. É legal permitir que outras pessoas façam parte do seu processo criativo ou das suas ideias, mas é necessário criar um limite nisso tudo. Existe uma diferença em interação com o seu público e uma dependência dele para as suas ações. Por exemplo: é legal perguntar se querem ver o processo criativo de uma pintura que você fará amanhã. Não é legal ter uma dependencia de outros para criar. A arte, antes de qualquer, coisa é um conjunto de percepções, ideias e sentimentos do artista. É legal essa "coletividade", mas ela não deveria se transformar num "o que você quer? eu te dou" e sim num "é isso que eu tenho, o que você acha?".

Por vezes, eu produzi e agi para um público que existia unicamente dentro da minha cabeça. Me fiz de demente, mas eram coisas que me deixavam ser quem eu queria ser. Já perdi a conta de quantas vezes escrevi imaginando ter o número de seguidores do Neymar, mas na verdade estava escrevendo para um total de 12 pessoas. Acredite. Não é sobre números, não é sobre o que vão achar, é sobre o que quero transmitir. Isso ficou confuso?

Cuidado com o que você difunde, existem pessoas mal intencionadas que podem usar a sua fragilidade para tentar abafar a sua semente de florescer. Faça uma análise do que você tem comunicado.

Não seja uma pessoa "reclamona" nas redes sociais 

Por favor, nunca seja essa pessoa no Twitter, Facebook, Instagram ou em qualquer outra mídia social que você utilize para promover o seu trabalho. Seu contratante está de olho em você, seja ele uma empresa ou pessoa física. Ambos não gostariam de trabalhar com uma pessoa que não transmite credibilidade no conteúdo que posta, que reclama de tudo e não é segura de si. 

O meu Facebook, por exemplo, é a única rede social que eu não uso como plataforma de trabalho, é o meu espaço pessoal. Contudo, por lá eu tenho um círculo de relações que surgiu por conta da minha profissão, então eu policio bastante o que vou postar, compartilhar e até comentar. Estou cercada de colegas de profissão, de professores, de pessoas que trabalham em empresas que já colaborei com algum projeto, enfim. Por isso, preciso cuidar da minha imagem, pois ela é o meu cartão de visitas. Vejo uma publicação polêmica e passo correndo! Abstraio e finjo demência. Não quero ser a sabichona de nada.   

Hey, isso não significa que você não pode reclamar de nada. Não, somos seres críticos e pensantes. Que tal fazer reclamações coerentes ao conteúdo que você coloca no mundo e apresentar soluções? Dia desses, reclamei no Twitter sobre uma série de artistas que estão fazendo trabalhos iguais aos de outras pessoas e o quão preocupante isso é. Contestei algo que faz parte do meu nicho e apresentei soluções reais.

Construa um bom nome. Mantenha-o limpo. Não se contente com menos. Não se preocupe em ganhar um monte de dinheiro ou ser bem-sucedida. Preocupe-se em fazer um bom trabalho... e se puder construir um bom nome, eventualmente esse nome será sua própria moeda.
~ Austin Kleon  

Tenho certeza que se você seguir estes conselhos coisas incríveis e positivas acontecerão na sua vida. :-)

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores • Theme by Maira G.