5/07/2017

SINÔNIMO DE AMOR


Eu não sei você, mas eu amo ler e ouvir histórias sobre pessoas que foram generosas, sobretudo com desconhecidos. Pesquisadores descobriram que a generosidade faz bem em vários aspectos da vida.

Quem é generoso é mais feliz. Certa vez, Jesus disse que "Há mais felicidade em dar do que em receber." (Atos 20:35) A felicidade é uma consequência: o efeito de poder ajudar alguém com alegria. (2 Coríntios 8:4; 9:7)

De acordo com um estudo científico, quando um indivíduo ajuda ou é bondoso, isso "ativa áreas do cérebro ligadas à satisfação, ao apego social e à confiança, fazendo a pessoa se sentir mais leve." Em uma outra pesquisa, "os participantes ficaram mais felizes quando deram dinheiro para alguém do que quando gastaram o dinheiro em benefício próprio." O que mais significa quando oferecemos algo para uma pessoa, não é a quantidade ou o tamanho, mas a motivação.


Quando agimos com generosidade, fazemos o bem tanto para nós quanto para os outros. Provérbios 11:17 diz que "O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas a pessoa cruel faz mal a si própria." E isso não inclui oferecer apenas dinheiro, mas também o tempo, atenção, energia... Isso faz bem até para a saúde, já imaginou?

Um outro estudo afirmou que “quem sempre age pensando nos outros incentiva as pessoas a fazer o mesmo”. É certo que, “simplesmente ler sobre grandes gestos de bondade ajuda as pessoas a ser mais generosas”. Um estudo afirma que “cada pessoa pode influenciar dezenas, ou até mesmo centenas, de outras pessoas, algumas que ela talvez nem conheça”. Um pequeno gesto de bondade e gentileza já faz uma grande diferença para o mundo. Por mais que a gente bata o pé e esbraveje que "ah, ninguém vai notar, não vai mudar nada...", muda sim. Nós acabamos "influenciando" alguém a ajudar outra pessoa, até que um corpo social seja favorecido.


Quando somos generosos, iniciamos uma espécie de "corrente do bem": as chances das pessoas manifestarem um sentimento de gratidão e reproduzirem a ação são bem maiores. É como um bocejo ou efeito-rebanho: "contagioso". Isso gera uma disposição cooperativa e amigável entre as pessoas.


Sempre que lemos e ouvimos histórias fantásticas de bondade, nos sentimos motivados e inspirados. O maior exemplo de generosidade que é eu conheço vem de Jeová. Ele possui qualidades e atributos notáveis, e uma dessas características é a generosidade. Além de nos dar a vida e toda a sorte de coisas para que sejamos felizes, Deus nos deu um imenso presente para que permaneçamos plenos em uma felicidade futura. (1 João 4:9-10) Somos imagem e semelhança do Criador, isso explica o motivo de nos sentirmos motivados a ser bondosos com outras pessoas. (Atos 14:17; 17:26-28; Hebreus 13:16; Tiago 1:17) A generosidade também é um sinônimo de amor. Amar também é falar sobre Deus para outras pessoas.

Você pode ler a pesquisa citada clicando aqui.


Malena Flores

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall