1/12/2017

10 LIÇÕES QUE APRENDI NO CURSO A SAGA DO ARTISTA LIVRE


Pra começo de conversa, A Saga do Artista Livre é o primeiro curso online do ICONIC e ele é ministrado por Henrique Lira (que é chamado de "capitão"). Mais que um curso, é um abraço coletivo que te acolhe e direciona para a vida. Quando eu digo que é mais que um curso, você deve acreditar nas minhas palavras, sem pestanejar. 

Não importa se você é um ilustrador, pintor, empreendedor, designer, arquiteto, fotógrafo, escritor, freelancer... É para você. 

A didática é incrível. Cada aula dura aproximadamente 16 a 20 minutos, são curtinhas e fazem mais rebuliço dentro da cabeça da gente do que 5 horas seguidas de falatório. Existem dias em que ocorrem encontros ao vivo, eles são sempre programados com antecedência para todo mundo se organizar e conseguir assistir/participar. Não é um tipo de curso mecanizado em que o aluno assiste as aulas e não tem nenhuma "humanização". Se você tiver dúvidas, todas elas serão respondidas de um jeito cuidadoso. Todos os organizadores são queridos, solícitos e divertidos. Bom humor é a cereja do bolo!

Há um espaço para interagir com os colegas, tirar dúvidas, indicar trabalhos, compartilhar experiências, socializar de verdade. Às vezes, o pessoal se reúne (em Hangout ou num parque/lanchonete) para fazer estudo de modelo vivo ou outro tipo de exercício. Existe uma empatia e um acolhimento de outro mundo entre os exploradores do curso (que são chamados de "marujos"). Sabe os grupinhos de camaradas em que há competições para ver quem é o mais pomposo de todos? Isso não existe lá, ufa! Todo mundo é igual, e é mesmo. Me sinto abençoada pelas amizades que construí através desse círculo. ♥


Você monta o seu cronograma para estudar de acordo com os seus horários e rotina. A cada lição concluída, o marujo ganha moedas e elas podem ser usadas de verdade dentro do ICONIC Academy para comprar alguma novidade desejada (coisa fina, né não?!).



Todo projeto gráfico é impecável, feito de uma forma cuidadosa e caprichosa, eu fico babando. ♥


Me organizei para estudar durante seis dias da semana. Divido em aula teórica e prática. Uma coisa muito importante que aprendi no curso foi praticar todos os dias. Eu tenho estudado pintura digital aos domingos e outros exercícios no decorrer da semana, sempre tudo bem dividido e seguindo uma linha de raciocínio. Tenho um journal dedicado para as lições de anatomia humana e animal, também para gestuais. Mês passado, comprei um caderno universitário para tomar anotações do curso. Não sei se isso também te ocorre, mas eu assimilo melhor quando escrevo. Tô sempre postando fragmentos das minhas tarefas no Stories do Instagram.




Ah, uma coisa importante: o conteúdo do curso é seu para o resto da sua vida. Eu vejo muitos cursos online em que o aluno tem um limite, de uns dois meses, para ter acesso ao conteúdo e ele só pode assistir aos vídeos e usar os materiais duas vezes, acho um baita absurdo. Não me atrai ter acesso limitado a um pacote educacativo em que investi boas moedas para me conectar poucas vezes, me sinto pressionada a estudar no tempo estabelecido por outra pessoa e não num período determinado por mim dentro do meu programa cotidiano. Portanto, no curso A Saga do Artista Livre, você é um passarinho que voa e volta para o ninho quando desejar bater asas e ficar.

Eu já falei que cada aluno recebe um certificado? Recebe, viu?! E é bem bonito.



Foi muito difícil escolher apenas 10 lições que aprendi no curso A Saga do Artista Livre, eu poderia escrever umas 50 (e olha que eu ainda tô nos primeiros módulos!). 

1. A importância de ser grata
2. Como devo lidar com bloqueio criativo
3. Que estar caverninha é necessário
4. Nunca devo deixar os meus projetos pela metade
5. Como me organizar para estudar de um modo mais eficaz 
6. Parar de me comparar
7. Consistência é palavra para a vida toda
8. Devo chamar os meus sonhos de objetivos...
9. ...e os meus problemas de oportunidades
10. Como cultivar uma mentalidade mais produtiva

Faço parte do ICONIC desde 2015 e só cabe gratidão dentro de mim por isso. Um investimento para a vida, eu diria. Sempre que recomendo para um amigo, faço com um sorriso no rosto e um "obrigada, Deus" no coração. Metade do que sou hoje devo a cada pessoinha que faz parte no grande navio, e olha que tenho muita água para navegar!

Dia 22/01/2017, no domingo, às 20h (Horário de Brasília) acontecerá uma live do balacobaco para qualquer artista que deseja florescer. Anota no seu planner, agenda, journal, põe no despertador ou coloca uma fita amarrada no dedo para não esquecer, viu?! Não perca esse encontro, pois um passarinho sussurrou no meu ouvido que haverá uma surpresa feliz. Você pode se inscrever aqui e confirmar a sua ilustre presença bem aqui.

Enquanto o dia não chega, você pode baixar ou ouvir o livro A Jornada Interna, que é um carinho.

Venha seu meu colega! Tem muita gente bonita, elegante e sincera te esperando e eu vou adorar te ver por lá. ;-)

P.s.: termino este post com a imensa sensação de que há muito mais coisas legais para falar sobre o curso, mas contar tudo seria tirar a graça da coisa e você deve descobrir por si só. É uma descoberta feliz, viu?! Vai por mim. ♥


Malena Flores

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall