11/30/2016

É NECESSÁRIO TER UMA ATITUDE DE GRATIDÃO


Dia desses, li uma matéria da Universidade de Harvard que fisgou a minha atenção. Ela dizia que "há uma notável ligação entre felicidade e gratidão. A gratidão auxiliava as pessoas a serem mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes." Uau, eu sabia que a gratidão era algo que todos nós deveríamos demonstrar, mas não que ela era ainda mais poderosa e cheia de tantas benefícios!

Todos nós demonstramos gratidão de um jeito peculiar e singular.

Os nossos pensamentos refletem diretamente nas nossas atitudes. Se você focar nas coisas boas que aconteceram na sua vida, estará desenvolvendo um sentimento de gratidão. Gratidão é quando agradecemos, valorizamos e apreciamos o que já temos, não o que queremos ter.

Pode ser que, inicialmente, você se sinta desconfortável e até considere algo meio bobo agradecer por cada pequena coisa que você tem ou que te aconteceu. Mas conforme você for praticando o sentimento de se sentir grato, perceberá que essa prática crescerá cada vez mais forte e sincera. 

Harvey B. Simon, editor da matéria médica que li, listou algumas maneiras para cultivar a gratidão de um modo possível e linear. Achei a lista de uma preciosidade sem fim que traduzi (de forma livre) para dividir a sensação contigo:

"1. Escreva uma nota de agradecimento. Você pode se tornar uma pessoa ainda mais feliz e nutrir o seu relacionamento com alguém por escrever uma carta de agradecimento expressando a sua admiração e o seu apreço pelo impacto positivo que ele(a) faz na sua vida. Envie a carta, ou melhor ainda, entregue e leia pessoalmente, se isso for possível. Cultive um hábito de enviar uma carta de gratidão, pelo menos, uma vez por mês. De vez em quando, escreva uma para si mesmo.

2. Agradeça a alguém mentalmente. Sem tempo para escrever? Pode ajudar apenas pensando em alguém que fez algo de bom para você, é só agradecer mentalmente.

3. Mantenha um diário de gratidão. Torne isso um hábito: escrever ou compartilhar com alguém querido os seus pensamentos de gratidão sobre os presentes/bênçãos que você recebe diariamente.

4. Conte suas bênçãos. Escolha uma hora a cada semana para sentar e escrever sobre suas bênçãos - refletindo sobre o que ocorreu bem ou pelo que você é grato. Às vezes, ajuda escolher um número - como três ou cinco coisas - que você identificará a cada semana. Ao escrever, seja específico e pense nas sensações que sentiu quando algo de bom lhe aconteceu.

5 Orar. As pessoas que são religiosas podem usar a oração para cultivar a gratidão."


A Bíblia nos incentiva a demonstramos gratidão. “Mostrem-se gratos.” (Colossenses 3:15;1 Tessalonicenses 2:13) 

Obviamente, não seremos felizes apenas por escrever ou dizer "gratidão", "obrigado(a)", "me sinto grato(a)" em tudo quanto é canto, é necessário ter uma atitude de gratidão. Assim, entenderemos que ninguém tem o compromisso de fazer coisas por nós, isso também nos guardará de sentimentos ruins, como ciúme/inveja e mágoa, que roubam a nossa leveza e faz com que algumas pessoas se afastem de nós.

O Criador nos dá um incrível exemplo de como ser grato: “Deus não é injusto para se esquecer da sua obra e do amor que vocês mostraram ao nome dEle.”  (Hebreus 6:10) Ele é grato até pelas coisas que nós fazemos! Para Ele, a falta de gratidão é um ato injusto. 

Portanto, que estejamos sensíveis e cultivemos, diariamente, essa sementinha que é ser grato. “Estejam sempre alegres. Deem graças por todas as coisas.” (1 Tessalonicenses 5:16, 18) Para termos uma atitude de gratidão precisamos tirar um tempinho para pensar em todas as coisas positivas que temos na nossa vida. O que a gente sente tem uma forte ligação com o que pensamos, concorda?!

Alguns versículos para meditar: Salmo 49:3; 50:23; 71:5, 17; 143:5 ; Lucas 6:38; Atos 20:35.

Você pode ler a publicação médica da Universidade de Harvard, na íntegra, clicando aqui.


Malena Flores


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall