9/27/2016

TRÊS SITES + UM APP DE COMPOSIÇÕES DE CORES


Sempre que desenvolvo algum projeto artístico, sinto a necessidade de ter uma cartela de cores pré-definida para me nortear e me dar uma pré-visualização mental do escopo. Não sou a melhor pessoa para dissertar sobre cores, é algo que eu ainda preciso estudar direitinho e aprender como funciona (para quem chegou aqui agora: sou ilustradora de todo coração/autodidata e nunca estudei ou fiz cursos relacionados a arte/ilustração). 

Desde 2012, venho fazendo uso de três sites (+ um app que foi lançado este ano e, desde então, não desgrudo mais) que me ajudam bastante neste quesito de composições, já que meu dedo ainda não foi educado para tal coisa. Por funcionarem tão bem comigo, resolvi compartilhar contigo.

1. Design Seeds é o meu favorito. As paletas de cores são criadas por Jessica Colalula, a partir de fotos enviadas por pessoas que usam, no Instagram, a hashtag "SeedsColor". O site é muito bonito e dá para notar que ele é mantido com muito zelo e capricho pela artista. Além disso, ele é atualizado diariamente com novas imagens que podem ser acompanhadas por outras redes sociais, como Facebook, Pinterest e Twitter, por exemplo. 

2. Adobe Color CC é uma invenção supimpa! Vários usuários criam suas paletas e elas ficam visíveis para todos. Também é possível criar uma biblioteca própria para abrigar as misturas favoritas. A parte mais legal da Adobe Color CC é que os conjuntos de cores da nossa biblioteca aparecem nos softwares como Photoshop e Illustrator, por exemplo, e isso facilita bastante, já que te tira de pesquisar na internet, quando você encontra tudo dentro do programa. Tem o app dele para celular/tablet.

3. Studio é um aplicativo desenvolvido pela PANTONE. À primeira vista, achei um pouco semelhante ao app Adobe Color CC, mas depois me dei conta de que é ainda melhor (isso é possível?). Com uma biblioteca de mais de 100 mil cores, o Studio também permite que os usuários criem as suas próprias composições e moodboards. Está disponível apenas para iOS.

Três modelos de composições que fiz dentro do aplicativo:


4. Color-Hex já foi citado duas vezes aqui no blog. Além de conter paletas colaborativas, ele oferece um minucioso buscador de cores que indica desde as porcentagens da cor em CMYK quanto em RGB. É para quem gosta de informação precisa.

Agora, me conta: você também usa algum destes sites/apps?

Malena Flores


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall