6/30/2016

+ 11 DICAS PARA RELAXAR


Não imaginei que o post com 10 dicas para relaxar faria tanto sucesso, e que bom que foi assim! Sou toda gratidão. Hoje, trouxe mais algumas sugestões práticas para manter a mente serena.

1. Poluição sonora não, baby. Eu não sei você, mas eu fico extremamente incomodada com som alto ou qualquer tipo de barulho. Antes, eu até acreditava que seria coisa (frescura) da minha cabeça e que era uma simples questão de adaptação. Definitivamente eu estava erradíssima. A poluição sonora, de fato, infecciona a atmosfera. As nossas sensações, sentimentos, concentração e comunicabilidade podem ser facilmente interferidos pela acústica ambiental. Um som muito alto pode nos causar falta de segurança, prejudicar os reflexos, causar dor de cabeça, cansaço e estresse. Olha só quantos males a impureza sonora pode promover! Quando possível, diminua o volume.

2. Seja organizado. Depois que comecei a ler e estudar sobre organização e como os hábitos funcionam, aprendi duas lições importantes: (1) O que falta nas pessoas não é tempo, e sim prioridades. Isso é aplicado a tudo, desde trabalho/tarefas até relações afetivas. (2) Organização diz muito como a gente encara e respeita quem está à nossa volta. Portanto, seja organizado e não permita que pequenas coisas venham se tornar grandiosas, quando poderiam ser evitadas por um simples planejamento.

3. Cobre menos de si. Você não precisa ser uma pessoa negligente, só aceite seus limites e entenda que tudo que venha ultrapassa-los poderá machucar você. Quando a gente aceita a nossa imperfeição e compreende que a falha faz parte de nós, paramos de esperar perfeição das pessoas que nos cercam. Seja gentil com você mesmo.

4. Por favor, beba água. Não é necessário descrever a importância vital da água para o ser humano, disso todos nós sabemos. Ela configura 70% do nosso corpo. Além de hidratar o cérebro, ajuda a manter todos os sistemas funcionando corretamente. Portanto, não descuide da sua saúde. 

5. Interesse-se pelas causas alheias. Não espere seu amigo te contar que se sente triste. Demonstre que você tem interesse no que diz respeito ao bem estar dele. No altruísmo não há espaço para o egoísmo. Quando ajudamos alguém, temos a sensação de ter feito algo benéfico e nosso cérebro absorve este tipo de informação positiva. 

6. Vá com calma. Desacelere. "Apressado come cru", lembra?! Aprecie tudo ao seu redor: as pessoas, a natureza, os sons, aromas... Mastigue com calma, aprecie um bom filme/livro, dê risadas, contemple a vista da sua janela, tire um cochilo (sempre que possível)...

7. Cada coisa no seu lugar. Faça uma coisa de cada vez. Além de você ter um nível de concentração melhor quando produz apenas uma coisa, o estresse pode ser facilmente evitado. Se não der para fazer tudo, paciência. Esopo diz que "Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete em ansiedade." 

8. Mais natural e menos industrializado. Depois que passei a ter uma reeducação alimentar e ir evitando, aos poucos, alimentos industrializados, comecei a notar a diferença. Não sinto mais desconforto abdominal e dores de cabeça com tanta frequência. Experimente, é delicioso e relaxante.

Duas coisas que amo fazer e que posso te recomendar é mix de frutas para o lanche. Geralmente, costumo misturar (1) banana, kiwi e cereja e (2) banana, maçã e aveia. 

9. Reduza o brilho da tela dos seus eletrônicos. Nunca uso o brilho da tela do meu notebook, tablet e celular acima de 50%, a luz incomoda meus olhos e me causa desconforto, gerando até dores. A presença de muita luz num ambiente transmite incômodo. Reduza a iluminação.

10. Sorria mais. O riso aformoseia o rosto. Mesmo em dias tristes, tente sorrir para alguém, isso fará bem tanto para você quanto para quem receber o sorriso.

11. Recomende um livro. Sabe aquele livro que você amou tanto e tornou-se seu xodó? Recomende ele para alguém, diga o motivo pelo qual ele é tão importante para você. Falar sobre coisas que nos fazem bem ajuda o cérebro. Compartilhe cultura.

Quer uma dica? Leia O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. ♥

Para reforçar: take it easy, baby. 


Malena Flores

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