5/09/2016

VOCÊ SABE O QUE SÃO MOODBOARD TEMPLATES?


Moodboard Templates são essenciais para blogueiros, criativos e empreendedores que desejam apresentar suas ideias de um jeito mais intuitivo e com um design dinâmico. Apesar de ser vital para quem lida com criatividade, há muitas pessoas que não sabem o que são e como usá-los. Você se encaixa neste grupo? É sobre isso que venho conversar neste post.

Conheci e comecei usar moodboard templates há uns quatro anos, mais ou menos, e não sei por qual razão ainda não havia compartilhado em algum lugar. Gosto de ter imagens que me inspiram sempre por perto. Ter contato visual com o "estímulo" me permite desenvolver projetos com maior facilidade e não me deixa ficar perdida no processo. É como um foco bem ajustado, sabe?

Já pensou que cansativo seria se toda vez que eu fosse iniciar uma proposta criativa tivesse que passar duas horas rolando o Pinterest? Eu iria perder tempo (que poderia ser bem utilizado criando), me afogaria num mar de ideias legais e, no fim, ficaria frustrada por não saber o que fazer e como seguir a linha de ideia do meu cliente, por exemplo. 

Criar um painel é selecionar apenas o que pode e deve fazer parte e descartar o que está fora do alvo. É como lapidar, resumir e organizar pensamentos bagunçados.

1 - 2 - 3 - 4 - 5
Eu poderia, por exemplo, fazer uso deste moodboard para apresentar o conceito de uma ilustração que desenvolvi para um cliente (supostamente falando). Seria muito mais intuitivo, organizado e criativo do que simplesmente anexar arquivos de imagens por email. O cliente, por sua vez, conseguiria entender, com maior clareza, tudo que desejei transmitir com o trabalho em questão. Ao olhar, ele compreende que trata-se de uma ilustração que transmite sentimentos leves, calmaria e quietude. Há uma concentração muito grande de azul e detalhes em vermelho/rosa. A cartela de cores é reduzida e a intenção é que haja um toque bastante feminino. 

É preciso ser designer ou ilustrador(a) para usá-los? Poderei fazer uso deles apenas para apresentar minhas propostas de trabalho? 

Não. Inúmeros blogueiros, fotógrafos, empresários, organizadores de cerimônias, empreendedores e uma porção de pessoas se beneficiam de moodboard templates.

Um fotógrafo, por exemplo, poder criar um painel com inspirações de poses/fotos para um ensaio de casamento de um casal de clientes. Assim, ele terá por perto as principais ideias no momento em que estiver fotografando e não correrá o risco de esquecer algo que agradaria seus clientes.

Na hora de começar um blog, alguém pode selecionar fotos dos principais assuntos que serão abordados na página... Todos podem ser beneficiados, não há dúvidas.

Quer fazer seus próprios moodmoard-ish? Criei dois Kits de Moodboard Templates para facilitar a vida dos criativos, já que ficar um tempão desenvolvendo painéis no Adobe Photoshop pode se tornar uma tarefa bastante enfadonha. Em cada kit há seis arquivos digitais (PSD), no formato 850 x 915 px em 72 dpi e acompanha um guia de instrução de uso. Por hora, desejo apenas apresentar um dos pacotes, o segundo você pode conferir clicando aqui.

Para adquirir este kit clique aqui.

Você já conhece, usa ou simplesmente ficou curioso? Deixe um comentário contando pra mim, vou adorar conversar contigo. :)

Acompanhe também o projeto Prosa de Cora e me ajuda a espalhar bonitezas através das redes sociais: Site ~ Facebook ~ Instagram ~ Twitter ~ Studio ~ Store.

Malena Flores

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall