5/30/2016

10 DICAS PARA RELAXAR


A mente é uma bússola para o corpo. E a circunstância em que a mente se encontra pode afetar o comportamento do corpo, isso explica porque estamos cada vez mais estressados, envelhecendo antes do tempo e com preocupantes problemas de saúde.

Infelizmente, não podemos evitar infortúnios e não temos o controle da vida. Mas, em contrapartida, podemos controlar alguns pensamos e evitar (ou minimizar) o desassossego. Hoje, quero te apresentar 10 dicas fáceis e práticas que podem te ajudar a relaxar.

1. Tenha uma alimentação leve. Evite frituras, refrigerantes (até os diets!) e qualquer coisa não-saudável. Se você evitar ter casa muitos alimentos industrializados, se sentirá mais motivado e não correrá o risco de ficar tentado em adiar essa mudança de hábito para outro dia. Ah, não se esqueça de beber bastante água.

2. Faça ginástica laboral todos os dias. Se você também passa muito tempo sentado e fazendo movimentos repetitivos, esta dica é fundamental. A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos feitos no ambiente de trabalho, que tem a função de evitar lesões por esforço contínuo e até doenças ocupacionais. Nele, você alonga diversas partes do corpo em curto tempo (16 segundos, no máximo, para cada atividade física), o que é muito legal e não cansa (nem te faz suar!). Eu faço ginástica laboral nos intervalos do meu trabalho. Apesar de trabalhar em casa, tenho consciência que meu corpo e minha saúde são importantes, portanto, eu devo cuidar de mim mesma. Dá uma googlada e pesquise sobre vídeos no YouTube. Há vários profissionais ensinando como os exercícios são feitos. Depois de um tempo, você nem precisa mais de um guia, já que seu cérebro grava os movimentos.

3. Beba chá. Chá de camomila, capim cidreira, hortelã, maçã verde com canela... Chás são ótimos relaxantes e causam uma sensação de serenidade do outro mundo. Experimente beber uma xícara de chá morno antes de dormir!

4. Faça sachês de ervas e coloque debaixo do travesseiro. Faça isso e você dormirá tranquilo(a), tranquilo(a)...

5. Observe os pássaros. Observar, silenciosamente, a natureza traz grandes benefícios para nós. Quando contemplamos os pássaros, apreciamos a vida. 

6. Deixe palavras de gentileza para as pessoas. Num mundo tão hostil, receber mensagens de incentivo e gentileza fazem uma diferença enorme no dia de qualquer pessoa. Escreva coisas boas e espalhe por aí. Enquanto você escreve e seu cérebro procura palavras agradáveis, seu corpo, automaticamente, começa a relaxar. Que tal começar a fazer isso agora mesmo?

7. Faça arte. Experimente algo novo. Pinte, costure, borde, modele, recorte, desenhe, escreva, cante, aprenda a tocar um instrumento novo... O importante é fazer arte. Além de desenvolver um olhar mais flexível para o mundo ao redor, você estará contribuindo para o auto-relaxamento. 

8. Aprenda a respirar. Eu sei que você sabe respirar, o contrário seria uma grande ironia ou contradição, certo? Faça isso: fique de pé, deixe sua coluna reta e feche os olhos. Inspire bem devagar contando até três e depois expire lentamente. Faça com que seus pulmões se expandam para o ar entrar e se esvaziem quando o ar  sair. Quando renovamos o oxigênio, a circulação do sangue e a respiração compassada são estimuladas e isso gera uma sensação de relaxamento.

9. Ouça músicas/playlists para ninar essa fera que vive em você. Sabia que Bach ajudou melhorar o rendimento escolar de várias crianças? Pois é. Quer uma dica do que ouvir? Preparei uma playlist com músicas serenas para acalmar as feras. Vem escutar!

10. Tire a tomada da parede. Desative notificações do celular, retire a tomada da TV da parede, fique um pouco longe da internet... Leia um livro, tire um cochilo, converse com as pessoas.

Espero que este post de hoje tenha sido proveitoso para você. Não se esqueça: take it easy, baby. 


Malena Flores

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