4/08/2016

CINCO PROVÉRBIOS PARA MEDITAR


Nas minhas Bíblias, tanto as físicas quanto na versão digital, o livro de Provérbios está repleto de destaques que faço. Sempre, antes de dormir, ao levantar e ao sair, gosto de ler um provérbio para meditar e, consequentemente, destaco usando alguma caneta. É incrível como esse livro, em 31 capítulos, tem muito para nos oferecer. Pensando nisso, separei apenas cinco versículos que transmitem grandes conselhos para eu e você meditarmos e aplicarmos em nossa vida.

1. "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” Provérbios ‭4:23‬ ‭NTLH

Só é leve quem tem pensamentos leves, não é verdade?! Às vezes, com tantas coisas ruins acontecendo ao nosso redor, é difícil manter-nos positivo. Mas, é bom sempre lembrar que o pessimismo evita com que encaremos as coisas com clareza e nos atrapalha avançar. Concentre-se em algo positivo e troque seus pensamentos negativos por algo construtivo. Mantenha a sua mente saudável, pois isso refletirá diretamente na sua vida.

2. "Quem tem juízo colhe no tempo certo, mas quem dorme na época da colheita passa vergonha.” Provérbios ‭10:5‬ ‭NTLH‬

Procrastinação. Há centenas de pequenas coisas tentando desfocar o seu objetivo principal. Respira fundo, reajuste o foco e mova-se. Corpo parado não avança. Se você precisa ou deseja fazer algo, apenas faça. Coloque as coisas secundárias no modo mudo e esteja sempre atento ao que for te beneficiar a ter uma colheita produtiva e farta. Boa safra!

3. "Quem tem juízo aceita os bons conselhos; quem não tem cuidado com o que diz acaba na desgraça." Provérbios ‭10:8‬ ‭NTLH‬

É sempre bom ouvir conselhos de pessoas mais experientes que nós. Por já terem vivido ou passado por situações semelhantes, elas podem nos recomendar um caminho mais seguro e confiável, evitando dores, decepções e até arrependimentos por conta de escolhas erradas. A Bíblia é repleta de excelentes conselhos práticos que podem nos auxiliar em várias circunstâncias da vida. Reserve algum momento do dia para meditar em algum texto. Os livros de Jó, Provérbios, Eclesiastes e o Evangelho (Segundo Testamento) são ótimas fontes de ensinamentos.

É inteligente controlar a língua no que diz respeito ao falar sem pensar. Pense, pense, pense muito. Além de pensar, pergunte-se: "Se eu disser isso, transmitirei uma mensagem egoísta, ríspida, insensível ou insensata?" Tenha empatia nas ações e no falar. Se não tiver algo construtivo para dizer, mantenha-se em silêncio. Melhor ser discreto do que passar vergonha e transmitir um mensagem errada ao seu respeito.

4. "Quem esconde a verdade causa problemas, mas quem critica com franqueza trabalha pela paz.” Provérbios ‭10:10‬ ‭NTLH‬

Quando um amigo, por exemplo, pedir sua opinião sobre determinada coisa que ele fez, seja sincero. Mas, entenda que ser sincero envolve mais empatia que rispidez. Pondere suas palavras e tenha cautela. Tente argumentar de uma forma amigável e verdadeira, apresentando possibilidades. Isso demonstrará que você se preocupa e se importa com a pessoa em questão.

5. "Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua." Provérbios ‭10:19‬ ‭NTLH‬

De modo similar ao que tiramos proveito do terceiro provérbio, citado anteriormente, precisamos policiar a nossa língua se quisermos progredir de forma que evite graves erros. Avançamos em tecnologia, descobertas e o estudos, não seremos capazes, também, de controlarmos a nossa língua? Muitas situações podem ser evitadas se agirmos com paciência e sabedoria.

Que possamos tirar proveito não só destes cinco versículos, mas de todos os outros que o livro de Provérbios têm para nos oferecer. A Palavra de Deus é uma fonte de sabedoria é uma demonstração de amor leal que O SENHOR Jeová tem por nós.


Todos os versículos são da Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Malena Flores

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall