1/06/2016

NÓS PODEMOS


"Eu seria feliz se estivesse morando em outro país..." Muitas pessoas atribuem todo peso para a felicidade nas circunstâncias e isso é muito comum. A boa notícia é que a felicidade está mais relacionada às nossas atitudes que às circunstâncias. Por quê? Porque a nossa atitude pode ser controlada por nós, desigualmente das circunstâncias, que não temos nenhum tipo de controle.

Muitas vezes, temos o pensamento errôneo que para sermos felizes precisamos de bens materiais ou qualquer outra coisa que agregue valor e status. Ao contrário dessa falsa filosofia, é mais feliz quem sabe dominar suas atitudes e age de modo sábio independente das circunstâncias.

"O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido consome as energias da pessoa." (Provérbios 17:22, Tradução do Novo Mundo) Sua atitude faz toda diferença! Ela pode definir se você atingirá algum propósito ou abandoná-lo, ou se um episódio ruim revelará o que existe de excelente ou de pior em você. 

Contudo, há quem duvide e até pense: 'Por que eu teria que esconder meus problemas e fingir ser otimista?', 'Posso ser positivo, mas nada mudará na minha vida.' ou 'Melhor ser realista que sonhador.' Esses pensamentos podem aparentar validez, porém vale a pena ter um ponto de vista positivo. Quer um exemplo? Imagina que você se esforçou muito para concluir um projeto e o seu supervisor descobriu erros. 

1. Você poderá ficar profundamente irritado por ter gasto tempo e não ter dado certo, pensar que não importa o que faça ou o quanto se empenhe, sempre nada dará certo. E, por fim, se perguntará a razão pela qual ainda continua tentando.

2. Entenderá que seu chefe tem suas razões e que, de fato, você cometeu alguns erros. Aprenderá lições significativas que te ajudarão a fazer melhor numa próxima oportunidade.

Se você fosse o chefe, qual das duas atitudes desejaria que seu empregado tomasse?

É também comum que algumas pessoas só façam o bem para aqueles que já fizeram por elas primeiro. Ser assim é ter a concentração voltada para si mesmo e pensar que não há razão para perder tempo com quem não oferece nada em troca. Porém, precisamos nos esforçar em sermos bondosos com as pessoas e fazer coisas por elas, quer valorizem isso ou não. Agir assim é ter em mente a Regra de Ouro: tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. (Lucas 6:11)


A atitude faz toda diferença. Se você está pendendo mais para o lado do pessimismo, não desanime! A Bíblia pode ajudá-lo a ter uma perspectiva mais positiva sobre os dilemas da vida, ela é uma fonte de princípios que merecem confiança. (Efésios 4:23) Você pode renovar sua forma de pensar e ter um ponto de vista diferente daquele que tinha. Fazer esta mudança é um processo constante, portanto, você precisará continuar fazendo essa "renovação". Observe:

Provérbios 24:10 diz: "Se você ficar desanimado no dia da aflição, sua força será escassa." O pessimismo destruirá a força que você precisa para lidar com a situação ou melhorá-la. Desta maneira, não seja pessimista.

Provérbios 15:15 diz: "Para o aflito, todos os dias são maus, mas quem é alegre de coração tem sempre um banquete." Se você enxerga tudo de uma forma negativa, todos os seus dias serão maus e você verá apenas escuridão. Entretanto, se você se concentrar em coisas que são positivas, seu coração será alegre e terá satisfação. Você pode substituir pensamentos pensamentos negativos por positivos/construtivos. A escolha é sua. 

Atos 20:35 diz: "Há mais felicidade em dar do que em receber." Há quem dê algo sem esperar nada em troca e, ainda assim, se sente muito feliz. Conhece "Dia Especial"? Clique aqui para ouvir. Fomos criados para fazer além do que cuidar das nossas próprias carências. (Filipenses 2:3, 4; 1 João 4:11). Faça coisas pelos outros.

Busque por oportunidades de dar de si em favor de outras pessoas. Cuide das suas atitudes da mesma forma que cuidaria de uma planta ou jardim. Remova as ervas-daninhas dos maus pensamentos e cultive só o que for bom. O resultado você já pode imaginar, né?!

Algumas pessoas cortam certos alimentos da dieta para cuidar da saúde, você pode fazer o mesmo com pensamentos negativos.

Malena Flores




Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall