9/15/2015

CAFÉ MOCHA


Friozinho é o clima ideal para se aconchegar em casa, ler um bom livro ou assistir TV, não é mesmo?! E o que mais combina com uma tarde com temperatura baixa que um bom café ou chocolate quente? Hoje, vou te ensinar a preparar um delicioso café mocha (ou moca, como preferir).

O diferencial desta receita, além de muito simples e prática de fazer, é que dá para você fazer tanto com café, como também com chocolate. Vai do seu gosto. Mocha é um tipo de grão do café que possui um sabor mais achocolatado. O café mocha leva esse nome muito por conta do Porto Mocha, onde os grãos eram exportados, como também por causa da cidade de Mocha, na costa do Mar Vermelho.


A receita consiste em basicamente quatro ingredientes: café, leite, cacau em pó e açúcar. Mas não é uma regra, você pode alterar por: café, chocolate em pó, leite e chantilly para finalizar.


Na ilustração, fizemos com café quente (usamos 250ml, mas fique à vontade para preparar uma quantidade que seja agradável para você), que você pode trocar por café quente também, leite e cacau em pó sem açúcar. E se não tiver cacau em pó na minha cidade sem açúcar? Pode usar o já adoçado sem erro. Colocamos o sem açúcar para quem preferir adoçar com adoçante ou mascavo. Dá para variar bastante!

Dica¹: Se tiver um mix em casa, use-o para vaporizar o leite.

Dica²: Tem calda de caramelo aí? Adicione um pouco no fundo da xícara, antes de adicionar os os demais ingredientes. Se optar por usar a calda, prepare a bebida em um segundo recipiente e só coloque na xícara depois de pronto. Assim, a calda não irá misturar com o líquido.


Contrário do famoso Capuccino, no café mocha não vai aquela espuma por cima da bebida. Mas você pode adicionar nata batida (chantilly), raspas de chocolate meio amargo, canela e até marshmallows. Fica uma delícia!

Viu só como é simples?! Se você preparar esta receita, tire uma foto e nos marque no Instagram. Será delicioso ver como seu café mocha ficou! 

Ilustrações: Malena Flores

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall