2/21/2015

SOBRE O FIM


Desde pequena, estou acostumada a ouvir frases como estas: "O fim está próximo!", "Está mais perto que longe!", "Essas coisas são os sinais do fim dos tempos!". Você também já ouviu frases assim? O que você imagina quando pensa no fim? Muitas pessoas ficam muito preocupadas e outras até acham graça.

Em Mateus 24:14, lemos: "Virá o fim." A isto, a Bíblia chama também de "O Grande dia de Deus" e de Armagedom. Leia Apocalipse 16:14, 16. Muitas pessoas e até religiões fantasiam sobre este assunto e o tornam como algo obscuro e estranho. Em contraste, a Bíblia é clara em abordar sobre o fim, expondo sobre aquilo que é e não é, se está próximo, quais sinais devemos observar e até aquilo que devemos fazer para que sobrevivamos. Sem dúvidas, é um Livro completo e que devemos confiar.

O mundo será completamente destruído por fogo? Há vários versículos que nos asseguram que Deus não irá destruir a Terra e muito menos concederá que seja destruída. É necessário confiar na Palavra do SENHOR e naquilo que ela ensina. "Tu puseste a terra bem firme sobre os seus alicerces, e assim ela nunca será abalada." (Salmo 104:5, Nova Tradução na Linguagem de Hoje) Leia Eclesiastes 1:4 e Isaías 45:18.

O fim não acontecerá por meio de um acidente natural. Muitas pessoas afirmam que o fim sucederá através de algum fenômeno trágico da natureza, bem como a colisão de um meteoro com a Terra. Porém, a Bíblia revela que o fim está marcado. Portanto, podemos entender que há um período exato para que ele venha acontecer. "Acerca daquele dia e daquela hora ninguém, nem os anjos no céu, nem O Filho, senão O Pai. Persisti em olhar, mantende-vos despertos, pois não sabeis quando é o tempo designado." (Marcos 13:32, 33) É evidente que Deus marcou um "tempo designado" para o fim. Ele sabe quando será e não cabe a nós tentarmos adivinhar, apenas manter-nos alerta.

Então, o que irá causar o fim? "Eu vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. E o sentado nele chama-se Fiel e Verdadeiro." (Apocalipse 19:11) "Eu vi a fera e os reis da terra, e os seus exércitos, ajuntados para travar guerra com Aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército." (Apocalipse 19:11-21) Apesar que a maioria desta linguagem seja simbólica, é possível entender que um exército de criaturas angélicas será envia enviada por Deus para destruir seus inimigos.

Então virá o fim para os incapazes governos humanos. "No tempo desses reis, O Deus do céu fará aparecer um Reino que nunca será destruído, nem será conquistado por outro reino. Pelo contrário, esse Reino acabará com todos os outros e durará para sempre." (Daniel 2:44, Nova Tradução na Linguagem de Hoje) "Os reis na terra e os seus exércitos" serão "ajuntados para travar guerra com Aquele que está sentado no cavalo e o com o seu exército" serão destruídos. (Apocalipse 19:19, NTLH)

"Ele acaba comas guerras no mundo inteiro; quebra os arcos, despedaça as lanças e destrói os escudos no fogo." (Salmo 46:9, Nova Tradução na Linguagem de Hoje) "Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão." (Provérbios 2:21-22) "As coisas velhas já passaram." (Apocalipse 21:4-5, NTLH)

Ainda sobre o fim das religiões que falharam com O Criador. "Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o Meu povo gosta dessas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?" (Jeremias 5:31, Nova Versão Internacional) "Nem todo aquele que Me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas apenas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em Teu nome? Em Teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de Mim vocês que praticam o mal!" (Mateus 7:21-23, Nova Versão Internacional)

E os que apoiam e ajudam na promoção da condição do mundo atual? Sabemos que "este é o julgamento? a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más." (João 3:19, Nova Versão Internacional) Em comparação, podemos voltar aos dias de Noé, em que houve uma grande destruição e o mundo foi inundado por água. Que mundo foi destruído? A Terra sobreviveu, foram os ímpios e os inimigos de Deus que foram destruídos. No "dia do Julgamento", os inimigos e todos aqueles que voltam-se contra Deus irão sofrer a destruição. Porém, assim como aconteceu com Noé e sua família, os amigos de Deus serão preservados e mantidos em segurança. (Mateus 24:37-42)

Imaginar como será a vida na Terra após Deus acabar com as más influências nos anima a continuar firmes. Sem sombra de dúvidas, o que a Bíblia nos fornece de informações sobre o fim são apenas coisas boas. Depois do fim virá um novo recomeço... Leia Apocalipse 21:4-5 e Isaías 66:22-23.

Malena Flores
Foto: Vincent Bourilhon 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall