2/04/2015

QUEM SE IMPORTA COM O NOSSO SOFRIMENTO?


Você, em algum momento, já ouviu a frase: “Isso só está acontecendo porque é da vontade de Deus”? Muitas pessoas acreditam que o responsável pelo sofrimento humano é Ele. Mas, de fato, este é um ensinamento bíblico? 

É muito comum que afirmem que os desastres naturais sejam uma punição usada por Deus sobre os pecadores. Porém, a Bíblia é muito clara quando diz que Ele não é o responsável pelo sofrimento. Ela, em contraste, diz que, ao passarmos por dificuldades, seria errado dizer: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo não tenta ninguém.” (Tiago 1:13, Nova Tradução na Linguagem de Hoje) Deus, em hipótese alguma, poderia ser o responsável pelo nosso sofrimento e as suas consequências. Se fosse o contrário, Ele seria perverso, mas a Bíblia afirma que Ele não age de modo perverso. (Jó 34:12)

Se Ele não é o responsável, então, quem ou o que causa tanta dor? Nós sofremos, infelizmente, por causa da injustiça de outros humanos que, igualmente a nós, são imperfeitos. (Eclesiastes 8:9) Também enfrentamos tragédias por causa do “imprevisto”, por estarmos em determinado lugar no momento e na hora errada. (Eclesiastes 9:11) Um outro ensinamento bíblico que também responde a essa questão está em João 12:31 e 1 João 5:19. Este último, porém, nos diz assim: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno.” (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) É Satanás quem causa os sofrimentos nos humanos – e não Deus. 

Uma outra frase muito antiga que permanece até os dias de hoje: “Deus não se importa com nossos sofrimentos. Ele tem causas mais importantes que merecem a Sua atenção.” Deus não é indiferente aos nossos problemas, muito pelo contrário, a Bíblia O descreve como Alguém que sente intensamente a nossa dor e que em breve irá eliminá-la do mundo. Desde que o sofrimento começou a fazer parte da humanidade, nenhuma lágrima que rolou em um rosto sequer passou desapercebida diante dos olhos de Deus, pois os olhos dEle veem tudo. (Salmo 11:4; 56:8; Êxodo 3:7) Muitas pessoas encontram conforto nessas verdades bíblicas – que Ele conhece as nossas fraquezas, dores e sofrimentos, ainda que ninguém a nossa volta consiga perceber isso. Ele nos compreende completamente e não pelas metades. 

“Tu vês que estou sofrendo e conheces as minhas aflições.” Salmo 31:7b, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Deus sofre as nossas dores. Ele não apenas sabe, mas Ele também sente. (Isaías 63:9) Embora Deus seja superior a nós, Ele tem empatia (Ele sente como se a dor fosse nEle). (Tiago 5:11 e Filipenses 4:12, 13) Em Jeová temos a esperança que em breve todo o sofrimento será eliminado. Ele acabará com todas as dores e com o causador dela. Através do Reino Celestial, Ele irá mudar a condição humana. (Apocalipse 21:4) Aos que faleceram, Deus fará com que voltem à vida na Terra e eles aproveitarão, também, uma vida livre das aflições. (Isaías 65:17 e João 5:28, 29) Deus, de fato, Se importa com o nosso sofrimento. Não duvide desta verdade.

Como você irá reagir quando ouvir uma frase que afirme, erroneamente, que Deus é o causador de todo sofrimento? Irá acreditar ou terá um conceito sólido à base da Bíblia?

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall