2/23/2015

"NÃO TEMOS TEMPO A PERDER"

Quando chega da escola/faculdade/curso/trabalho, o que mais gosta ou deseja fazer? Descansar, assistir TV, ficar no computador, trocar mensagens, usar o celular, ouvir músicas [...]? Nada disso é errado, muito pelo contrário. Porém, se você tiver alguma tarefa importante e que poderia fazer naquele momento, precisa dar prioridade a ela.

Muitas pessoas afirmam que gostam de realizar algo "sob pressão". Mas já não enfrentamos pressão o bastante em nosso dia-a-dia? Se adiarmos um trabalho muito importante, quem irá garantir que conseguiremos realizá-lo em determinado período e ficaremos livres de estresse? Nós não podemos controlar o futuro, mas organizar o nosso tempo sim. — Provérbios 6:10-11.

Gosto muito de assistir filmes, fazer desenhos para projetos pessoais e ler livros. Essas coisas não são erradas e me fazem bem. Se eu não separar um momento só para a realização dessas tarefas, não conseguirei desempenhar outras que possuem um peso maior de importância e que dependem de mim, elas ficarão para depois e isso resultará numa enorme correria acompanhada de desânimo e impaciência. 

Você não precisa programar apenas as tarefas que precisa fazer, mas também as que você gosta de fazer. Cumprir as suas obrigações ficará mais leve e legal sabendo que, posteriormente, você irá fazer aquilo que lhe dá prazer. Uma ideia agradável e que você pode fazer é criar alvos e estabelecer metas. Por exemplo, imagine o que você pode alcançar nos próximos meses ou dois anos e pense no que precisará fazer para atingi-lo. Para inciar, crie um alvo para um período mais curto e próximo, por exemplo, um mês. Quando estiver executando esta meta, automaticamente escolha outra e coloque-a em vista.

A bagunça é um fator que pode atrapalhar você. Manter as coisas organizadas e em seus devidos lugares o ajudará a não perder tempo procurando algo. O seu armário não precisa ser "Nárnia". Tome cuidado com isso! — 1 Coríntios 14:40. Tente guardar as coisas no mesmo lugar sempre que possível. Faça isso com muita frequência e tente não manter a desordem. Quando se é organizado, isso reflete em seu tempo e você só irá sair em vantagem.

"Para onde vai o seu tempo?" Some as horas que você gasta por semana assistindo TV, na internet vendo coisas para se entreter (não listo quem trabalha com e na internet, pois é muito diferente e não é uma forma de lazer, mas um trabalho como qualquer outro), escutando músicas, jogando videogames, no celular e em qualquer outra atividade secundária. Dessas horas, quantas você usa realizando tarefas muito importantes (como por exemplo, fazendo estudo pessoal bíblico e/ou ajudando outras pessoas)?

Renato Russo, um dia, sabiamente escreveu: "Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou. Mas tenho muito tempo, temos todo o tempo do mundo. Todos os dias antes de dormir, lembro e esqueço como foi o dia. Sempre em frente, não temos tempo a perder..."

Você, seus pais, amigos e eu temos a mesma quantidade de tempo dia após dia. Se e o desperdiçarmos, iremos ter dificuldades. Mas, se o aproveitarmos para fazermos bom uso dele, seremos ricamente beneficiados. A escolha é individual.

Aprender a programar o seu tempo agora o ajudará no futuro. "Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião." (Eclesiastes 3:1, Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall