1/27/2015

MODELO


Leitura bíblica em 2 Timóteo 1:11-14

"Tome como modelo os ensinamentos verdadeiros que eu lhe dei e fique firme na fé e no amor que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus." (2 Timóteo 1:13 NTLH)

Quando vamos comprar uma roupa, olhamos na loja diversos modelos, escolhemos aquele que mais nos serve e pagamos o preço para usufruir dele. Caso não gostemos do modelo, ou se não servir, certamente não pagaremos o preço, pois não terá muito proveito, e comprar algo que não nos cai bem não é sábio.

Há outro modelo com cuja escolha adequada precisamos preocupar-nos muito mais: o modelo de vida que seguiremos, ou seja, o que será a base de sustentação da nossa vida, dos nossos princípios e valores; enfim, quem ou o que nos servirá de inspiração.

Para muitos, essa inspiração vem de alguém famoso, seja por seu jeito de ser ou pela forma como se veste; ou ainda por ser alguém do seu círculo social. A verdade é que procuramos modelos para seguir. 

No texto bíblico que você leu hoje, Paulo incentiva Timóteo a seguir o modelo dos ensinamentos verdadeiros (sã doutrina) que ele mesmo havia lhe dado acerca do Evangelho. Paulo era um modelo a ser seguido pois sua vida estava depositada na confiança em Jesus, que não é vazia como outras coisas que somos tentados a imitar. Ele tinha intimidade profunda com Jesus, viu que esta era muito boa para ele, teve certeza de que valia pagar seu preço - o sofrimento - e não se envergonhava se outros o achassem tolo por seguir Jesus. Sabia que este fora o melhor achado de sua vida e não abriria mão dele por nada. Tinha certeza de que nele se manifestava o Poder de Deus, e assim Jesus era a razão de ser da sua vida. Timóteo também deveria adotar esse modelo de viver a verdade de Jesus. E você, qual tem sido seu modelo de vida? Você está pagando por algo que realmente vale a pena e que preencherá o vazio do seu coração? Não siga modelos falsos, que parecem lhe cair bem, mas no fundo não lhe trazem nenhum proveito. Depois sirva você mesmo de modelo de fé e do amor em Jesus.

"O modelo de Jesus sempre nos cai bem - vale a pena pagar seu preço."

Por Ingelid Gundt 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall