5/29/2014

O QUE É UM AMIGO DE VERDADE?

  Em 25 de dezembro de 2010, uma mulher de 42 anos na Grã-Bretanha postou um comentário suicida numa famosa rede social da internet. A mensagem parecia um pedido desesperado de ajuda. Embora ela tivesse mais de mil “amigos” on-line, nenhum deles prestou ajuda àquela mulher. No dia seguinte, a polícia encontrou seu corpo. Ela havia morrido de uma overdose de remédios.


  Hoje em dia, a tecnologia moderna permite que tenhamos centenas, ou até mesmo milhares, de “amigos” on-line por simplesmente adicionar o nome deles em nossa lista de contatos. E, se quisermos terminar uma dessas “amizades”, basta remover o nome da pessoa de nossa lista. Mas o acontecimento trágico envolvendo aquela mulher na Grã-Bretanha destaca uma grande realidade: muitas pessoas não têm verdadeiros amigos. De fato, uma pesquisa recente mostrou que, embora estejamos nos socializando mais, o número de amigos de verdade tem diminuído.
 Assim como a maioria das pessoas, você talvez concorde que é importante ter bons amigos e que ser amigo é mais do que apenas clicar em links num computador ou smartphone. O que você procura num amigo? Como você pode ser um amigo de verdade? O que é necessário para conseguir uma amizade que nunca acabe?
  Analise os quatro princípios a seguir e veja como os conselhos práticos da Bíblia podem ajudar você a ser o tipo de pessoa que os outros gostariam de ter como amigo.

1. MOSTRE QUE VOCÊ REALMENTE SE IMPORTA
  Verdadeira amizade envolve comprometimento. Em outras palavras, um amigo de verdade tem um senso de responsabilidade para com você e realmente se preocupa com você. É claro que esse comprometimento deve ser mútuo. Exige esforço e sacrifícios de ambos os lados. Mas o resultado vale a pena. Pergunte-se: ‘Estou disposto a dar de mim mesmo, meu tempo e meus recursos em favor de meu amigo?’ Lembre-se: para ter um bom amigo, primeiro você precisa ser um bom amigo.

O QUE AS PESSOAS PROCURAM NUM AMIGO
  Irene: “Manter uma amizade é como cultivar um lindo jardim — exige muito tempo e cuidado. Comece por se esforçar em ser um bom amigo. Seja generoso em demonstrar bondade e interesse pessoal. E esteja disposto a dar de seu tempo quando seu amigo precisar de você.”

  Luís: “A sociedade em que vivemos incentiva a pessoa a pensar apenas em si mesma em vez de se preocupar com os outros. Por isso, é muito significativo quando alguém mostra interesse real em você sem querer nada em troca.”

O QUE A BÍBLIA DIZ?
“Tratem as outras pessoas da maneira que vocês gostariam de ser tratados por elas. Deem aos outros e também será dado a vocês.”(Lucas 6:31, 38, Bíblia Fácil de Ler) Nesse texto, Jesus recomenda o altruísmo e a generosidade. Essas qualidades ajudam a desenvolver boas amizades. Se você se dedica a favor de seus amigos sem esperar algo em troca, eles vão querer se aproximar de você.

2. TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO
  Uma amizade verdadeira não se desenvolve sem uma comunicação regular. Então, conversem sobre seus interesses em comum. Ouça o que seu amigo tem a dizer e respeite sua opinião. Sempre que possível, dê elogios e incentive seu amigo. Às vezes, um amigo precisa de conselho ou até mesmo de correção. Isso nem sempre é fácil de dar. Mas um amigo leal terá a coragem de trazer à atenção uma falha grave e, com tato, dar a orientação necessária.

O QUE AS PESSOAS PROCURAM NUM AMIGO
  Juan: “Um amigo de verdade deve se sentir à vontade para expressar suas opiniões e não deve ficar ofendido quando você não concorda com ele.”

  Eunice: “O que eu mais valorizo são amigos que estão dispostos a passar tempo comigo e me ouvir, principalmente quando estou com problemas.”

  Silvina: “Verdadeiros amigos falam a verdade a você — mesmo sabendo que isso pode magoar — porque querem o melhor para você.”

O QUE A BÍBLIA DIZ?
  “Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.” (Tiago 1:19) Bons amigos sempre apreciam um ouvido atento. Dominar a conversa, porém, dá a impressão de que achamos nossa opinião mais importante do que a do outro. Então, dê atenção quando um amigo quer falar com você sobre algo pessoal ou alguma preocupação que ele tem. E não fique ofendido se for a seu respeito. “O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado!”, diz Provérbios 27:6, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

3. SEJA REALISTA
  Quanto mais você conhece seu amigo, maior é a probabilidade de ver as falhas dele. Nossos amigos não são perfeitos, assim como nós também não somos. Por isso, não devemos esperar nem exigir perfeição de nossos amigos. Em vez disso, é bom valorizar as boas qualidades deles e não levar em conta seus erros.

O QUE AS PESSOAS PROCURAM NUM AMIGO
  Samuel: “Geralmente esperamos mais dos outros do que de nós mesmos. Quando reconhecemos que erramos e que precisamos de perdão, estamos mais dispostos a perdoar os outros.”

  Daniel: “Aceite o fato de que seus amigos vão cometer erros. Quando surgirem problemas, devemos nos esforçar para resolvê-los prontamente e fazer tudo a nosso alcance para esquecê-los.”

O QUE A BÍBLIA DIZ?
  “Todos nós tropeçamos muitas vezes. Se alguém não tropeçar em palavra, este é homem perfeito, capaz de refrear também todo o seu corpo.” (Tiago 3:2) Reconhecer essa verdade simples nos ajuda a ser compreensivos com nossos amigos. Isso, por sua vez, fará com que deixemos passar falhas e erros menores que poderiam nos irritar. A Bíblia diz:“Continuai a suportar-vos uns aos outros e a perdoar-vos uns aos outros liberalmente, se alguém tiver razão para queixa contra outro... Além de todas estas coisas, porém, revesti-vos de amor, pois é o perfeito vínculo de união.”— Colossenses 3:13, 14.

4. AMPLIE O SEU CÍRCULO DE AMIZADES
  É verdade que precisamos escolher bem nossos amigos. Mas isso não significa que vamos limitar nossas escolhas a pessoas de certa idade ou formação. Interessar-se por pessoas de todas as idades, culturas e nacionalidades pode enriquecer sua vida.

O QUE AS PESSOAS PROCURAM NUM AMIGO
  Hugo: “Ter amigos apenas da mesma idade e com os mesmos gostos que você é como vestir uma roupa de sua cor favorita o tempo todo. Não importa o quanto você goste dessa cor, em algum momento você acaba se cansando dela.”

  Flávia: “Ampliar meu círculo de amigos me dá a oportunidade de amadurecer como pessoa. Aprendi a me dar bem com pessoas de todas as idades e formações, e isso me ajuda a ser mais extrovertida e flexível. Meus amigos realmente gostam disso.”

O QUE A BÍBLIA DIZ?
  “Falo como se fosse a meus filhos: ampliai largamente vossos corações.” (2 Coríntios 6:13, Bíblia Vozes) A Bíblia nos incentiva a conhecer pessoas de todas as formações. Isso torna nossa vida mais interessante e faz com que outros gostem de nós.


***

Fonte (do artigo): Despertai! | Foto por João Gorri
© Temporada das Flores
Maira Gall