4/09/2014

POR QUE AS PESSOAS SOFREM SE DEUS É AMOR E JUSTO?


Se Deus é Amor e Justo, porque existem pessoas que sofrem mais que as outras? Por exemplo, as pessoas da África. Por favor, responde!

  Olá!
  Não há dúvidas sobre o amor e a justiça de Deus, Ele É Amor e Ele É Justo. Apenas.
  A Bíblia nos afirma em Gênesis (capítulos 1 e 2) que o propósito de Deus era que os humanos tivessem filhos, desfrutassem daquele perfeito Jardim e toda a Terra e cuidassem dos animais. Será que este proposito maravilhoso não irá se cumprir?
“Desde o princípio, anunciei as coisas do futuro; há muito tempo, Eu disse o que ia acontecer. Afirmei que o Meu plano seria cumprido, que Eu faria tudo o que havia resolvido fazer.” Isaías 46:10, Nova Tradução na Linguagem de Hoje
  Deus não criou a Terra para nada, mas a formou para ser habitada. (Isaías 54:18) O Salmo 37, versículo 29 nos diz: “Os justos possuirão a Terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” (Apocalipse 21:3, 4)
  As pessoas ficam doentes, choram, morrem, umas matam as outras, há fome, medo, miséria e tantos outros sofrimentos e calamidades. Algo saiu errado. Porém, com toda a certeza, Deus não queria que as condições da terra fossem do jeito que estão hoje! O que será que aconteceu? Porque Deus não cumpriu com o Seu propósito? Você não encontrará a resposta para a sua pergunta em nenhum livro escrito por humanos, porque os problemas começaram no céu.
  Gênesis, o primeiro Livro da Bíblia, fala sobre um rival de Deus que se manifestou no Jardim do Éden. Apocalipse (o último Livro) identifica-o como “Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada”. (Gênesis 3:1; Apocalipse 12:9) Ele desafiava a maneira de Deus governar. Ele dizia: “Deus é um mau governante. Ele mente e priva seus súditos de coisas boas. Os humanos não precisam que Deus os governe. Eles podem decidir por si mesmos o que é bom e o que é mau. E serão mais bem-sucedidos se forem governados por mim.” Como Deus enfrentaria um desafio tão insultante? Algumas pessoas acham que Deus deveria destruir todos os rebeldes. Mas será que isso responderia o desafio de Satanás? Será que Deus governa com justiça (como você questionou)?
  O senso de justiça de Deus é tão perfeito que não O permitiu destruir de uma vez os rebeldes. Ele decidiu que seria necessário um tempo para responder de modo satisfatório o desafio do inimigo e provar que o Diabo é mentiroso. Assim, Deus permitiu que os humanos governassem a si mesmos por um bom tempo.
  Será Deus o causador de tantos sofrimentos? Jesus jamais duvidou que Satanás fosse o governante do mundo. Certa vez Satanás mostrou a Jesus “todos os reinos do mundo e a glória deles”. E, prometeu a Jesus: “Todas estas coisas te darei, se Te prostrares e me fizeres um ato de adoração.” (Mateus 4:8, 9 e Lucas 4:5, 6) Reflita nisso. Se o Diabo não fosse o governante desses reinos poderia ter tentado Jesus com esta oferta? 
  Em nenhum lugar da Bíblia diz que Deus ou Jesus governam este mundo. Jesus se referiu a Satanás como “governante do mundo”. (João 12:31; 14:30; 16:11 e 2 Coríntios 4:3, 4).
  No entanto, o Diabo não é o único responsável pelos sofrimentos, mas nós também. As dores em geral são consequências das nossas péssimas atitudes e escolhas. Deus nos criou com a capacidade de escolher fazer o bem ou mal. (Josué 24:15) Quando tomamos más decisões sofremos as consequências. (Gálatas 6:7, 8). Se há sofrimentos no Continente da África, como você questionou, é por conta dos governantes que não usam o dinheiro da forma adequada visando às necessidades da população. Há sofrimentos em todos os lugares, na África, no Brasil, na Europa e no Japão. A Terra toda está gemendo e enfrentando calamidades. Isso são as consequências do governo bagunçado de Satanás. Não pense que Deus se alegra com isso, pois este nunca foi o propósito dEle para a humanidade. Mas, isto não ficará assim. Esta doença do mundo acabará e o causador dela será destruído. Já tem dia e hora marcada, nós não sabemos quando, mas Deus sabe. No futuro mundo, Deus concederá muitas bênçãos à humanidade. Salmo 37:10, 11 e 29.
  • A maldade, a guerra, o crime e a violência acabarão. – Salmo 46:9; Salmo 72:7; Isaías 2:4.
  • Os adoradores de Deus viverão em segurança. – Levítico 25:18, 19.
  • Não faltará alimentos e não haverá fome. – Salmo 72:16; 67:6.
  • A Terra inteira se tornará um Paraíso. – Isaías 65:21-24; Apocalipse 11:18; Salmo 145:16.
  • Haverá paz entre homens e animais. – Isaías 11:6-9; 65:25.
  • As doenças desaparecerão. – Mateus 9:35; Marcos 1:40-42; João 5:5-9; Isaías 33:24; 35:5, 6.
  • Falecidos voltarão a viver. – Atos 24:15 e João 5:28, 29.
  E porque será que Deus ainda não destruiu esta Terra? 
O SENHOR não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, Ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.” 2 Pedro 3:9, Nova Versão Internacional
  Deus é tão amor e tão justo que enviou o Seu Filho Perfeito, sem nenhuma manha ou pecado para morrer em favor de nós, os culpados e pecadores. Deus fez isso para nos resgatar da lama do pecado, para nos trazer de volta para a presença dEle. 
"Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado." Romanos 5:8, Nova Tradução na Linguagem de Hoje
  "O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram. Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de Salvação liberta todos e lhes dá vida. E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só Homem (Jesus)." Romanos 5, na íntegra.

  Respostas para essas e outras perguntas são encontradas na Bíblia, a Palavra de Deus.
  Que O Senhor Jesus ilumine a sua mente e a sua vida!
  Um forte abraço. :)

  Se você está enfrentando algum conflito, precisando tirar dúvidas ou desejando pedir um conselho é só enviar um e-mail para contato.temporadadasflores@gmail.com contendo sua idade, cidade e estado (não iremos divulgar a sua identidade/nome).

***

Foto: Lola Khalfa
© Temporada das Flores
Maira Gall