4/16/2014

AGRADEÇO

  Por que agradecer é tão complicado? Estamos vivendo em dias tão agitados, onde precisamos realizar diversas tarefas simultaneamente e acabamos nos esquecendo de preceitos que aprendemos lá atrás, na infância. Quando éramos crianças os nossos pais e professores nos ensinaram que é muito importante agradecer, dizer um "muito obrigado!". Seria legal se alguém elogiasse você ou algo que você tenha feito, concorda? Você iria se sentir muito animado e feliz. A pessoa que o elogiou, certamente, esperaria ouvir uma palavra de agradecimento, afinal, você estaria demonstrando gratidão. Para algumas pessoas talvez isso não signifique muito, mas para outras nem tanto.
  Quando você agradece alguém por algo que ela tenha feito ou dito, você reconhece que aquilo lhe fez bem e que você se sente grato por receber algo do qual não esperava ou merecia (talvez você esperava sim). Ser grato é mais que um "curtir" ou "favoritar" nas redes sociais, é expor com todas as letras uma palavra tão simples e pequena, mas que significa tanto. 
  Soa um pouco egoísta quando fazemos algo para alguém e ele apenas sorri, mas não agradece, não é mesmo? Por vezes até pensamos: "Poxa, será que ele merecia mesmo que eu fizesse esta coisa para agradá-lo? Acho que não, nem demonstrou gratidão ou apreço." Nos entristecemos. O mesmo acontece em relação a Deus. Os dias são agitados? São sim, mas isso não significa que não há dois segundos que não possam ser utilizados para um simples pensamento em oração para gratificar a Ele por todas as maravilhas que Ele fez ao longo do dia por você. Imagina se você cuidasse de alguém durante 24hs e não desviar dela um segundo sequer da sua atenção e ainda assim ela não gratular você por isso? Este é realmente um quadro muito desanimador. Apesar das diversas vezes que esquecemos de pedir obrigado pelo pão que nos foi concedido, Ele não nos deixa de amar. Mas ainda assim precisamos melhorar e consertar o que está errado.
  Só um "obrigado" basta ou preciso fazer mais alguma coisa? Aparentemente não parece ser o suficiente ser grato se não houver atitudes da nossa parte. Eu agradeço, mas eu não demonstro apreço pelo que recebi. Um grande e bom exemplo que podemos usar para ilustrar esta situação é o de Cristo. Ele se doou por nós, sofreu as nossas dores e culpas, foi humilhado em nosso lugar e morreu por nos amar demais. Não merecíamos, nunca merecemos e jamais iriamos merecer, mas isso foi um ato de amor (grande amor). Estamos mesmo retribuindo toda esta redenção? As nossas atitudes estão sendo justas com Ele ou estamos vivendo uma vida egoísta onde o "eu preciso" sempre vem à frente de tudo? Uma pausa, vamos refletir um pouco.
"Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus."
1 Tessalonicenses 5:18, Nova Versão Internacional
  O nosso "muito obrigado" nunca será o bastante diante do Ele fez por nós, pois isso chama-se graça (favor imerecido). Mas se mudarmos algumas coisinhas para agradá-lO, para demonstrar amor, carinho, respeito e gratidão, sem dúvidas, iremos deixá-lO feliz e ainda mais: viveremos de uma forma mais leve. Palavras desacompanhadas de atitudes são apenas junções de sílabas, não tem efeito. Anota aí: eu falo e eu faço. Se alguém disser algo bom para você, seja grato. 
  Curta, favorite e até compartilhe, mas nunca esqueça de que aquele preceito que lhe fora ensinado na infância é válido para sempre e nunca sairá de moda. É questão de boas maneiras.

EXAMINE: Salmo 107:1; Salmo 136:1; Colossenses 3:15 e 5:2; Hebreus 12:28; Efésios 5:20; João 11:41. 


Quero, ó Deus, por meio de canções
Mostrar minha gratidão
Pois Tu És Grande em poder
E justo para mim

Grato sou por receber um "não"
Em resposta à oração
Pois eu leio de Teus atos poderosos
E sei que são reais

Que o meu louvor seja atitude
E não um ato só

Agradeço, ó Pai, por poder cantar
Essa oração como canção

Pelo pão, mesa de jantar
E pelo respirar
E o milagre de levantar os braços
E olhar pro céu azul

Que o meu louvor seja atitude
E não um ato só

Agradeço, ó Pai, por poder cantar
Essa oração como canção

Quero, ó Deus, por meio de canções
Mostrar minha gratidão
Agradeço - Iglesias

***

Por Malena Flores | Foto por Ppimm

© Temporada das Flores
Maira Gall