4/11/2014

QUALIDADES INVISÍVEIS


"As Suas qualidades invisíveis são claramente vistas."
  Você acredita em Deus? Em caso afirmativo, pode provar que Ele existe? Na realidade, estamos cercados de evidências de que existe um Criador sábio, poderoso e amoroso. Que evidências são essas? Elas são convincentes? Encontramos a resposta ao considerar as palavras do apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos em Roma.
  Referindo-se a Deus, Paulo disse: “As Suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo Seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis.” (Romanos 1:20) O Criador deixou Sua em Suas obras, como Paulo destacou. Vejamos mais a fundo as palavras de Paulo.
  As qualidades de Deus podem ser vistas “desde a criação do mundo em diante”, observa Paulo. Nesse contexto, a palavra grega traduzida “mundo” não se refere ao planeta Terra, mas à humanidade.
  A Bíblia também fala do “mundo” como culpado de pecado e necessitando de um Salvador, mostrando claramente que em contextos assim o termo se aplica à humanidade e não à Terra. — João 1:29;4:42; 12:47.
  Portanto, Paulo estava dizendo que, a partir do momento em que foram criados, os humanos podiam ver as qualidades do Criador evidentes nas coisas que Ele fez.
  Essas evidências estão à nossa volta. Não estão escondidas na natureza, mas são “claramente vistas”. Da maior à menor, as criações revelam claramente não apenas que existe um Criador, mas também que Ele tem qualidades maravilhosas. Projetos inteligentes tão óbvios na natureza nos revelam a sabedoria de Deus. Os céus estrelados e a rebentação das ondas do mar mostram o poder de Deus. A variedade de alimentos que tanto apreciamos e a beleza do nascer e do pôr do sol revelam o amor de Deus pela humanidade. — Salmo 104:24; Isaías 40:26.
  É fácil reconhecer essas evidências? Elas são tão claras que os que não as veem e os que se recusam a acreditar em Deus “são inescusáveis”, ou seja, não têm desculpa. Um erudito ilustra isso da seguinte maneira: imagine um motorista que ignora uma placa com o aviso: “Desvio — vire à esquerda”. Um policial pede para o motorista parar e começa a multá-lo. O motorista tenta argumentar dizendo que não viu a placa. Mas suas palavras não convencem o policial porque a placa é bem visível, e o motorista não tem nenhum problema na vista. Além disso, é responsabilidade do motorista prestar atenção nas placas. O mesmo acontece com as evidências de Deus na natureza, que são como uma placa bem visível. Como criaturas racionais, somos capazes de vê-las. Não há desculpas para ignorá-las.
"O Criador deixou Sua marca em Suas obras."
  De fato, o “livro” da criação revela muito sobre nosso Criador. Mas há outro livro que revela muito mais sobre Ele: a Bíblia. Por meio de suas páginas, podemos saber a resposta a esta importante pergunta: Qual é o propósito de Deus para a Terra e a humanidade? Saber a resposta pode nos ajudar a nos aproximar do Deus cujas “qualidades invisíveis são claramente vistas” no mundo ao nosso redor.

EXAMINE: "Desde que Deus criou o mundo, as Suas qualidades invisíveis, isto é, o Seu poder eterno e a Sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma." Romanos 1:20, Nova Tradução na Linguagem de Hoje




"Ouço a chuva forte na varanda / Contando sobre Alguém que é amor / Declarando que o Sol e a Lua / São partes de um quadro de um Pintor / A mudança de estação no ano / Revela mais que a vinda do calor / Pois com sua regularidade / Afirma existir um Criador / Como eu não havia enxergado / Que pela natureza ouço o murmurar / De um Deus Pintor e até Poeta / Que faz declarações de amor?Cada nova estrela é um poema / Escrito lá no céu por meu Senhor / Que nas noites frias de inverno / Me traz palavras quentes de amor."

***
Texto: jw.org | Foto por Malena Flores 
Vídeo e Letra por Igl3sias


© Temporada das Flores
Maira Gall