12/28/2014

ESTA GERAÇÃO


Leitura em Lucas 7:31-35.

"O SENHOR Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, Ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que Ele vai dizer." Isaías 50:4, Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Jesus comparou a sua geração com meninos que brincavam numa praça. Imagine várias crianças brincando. Algumas resolvem brincar de casamento. Uma criança faz o papel do noivo, outra da noiva, um tocaria flauta e outras deveriam dançar. Mas as crianças responsáveis por dançar não queriam brincar de casamento. Então resolvem brincar de funeral. Uma criança representa o noivo, outras cantam músicas de velório e outras choram. Mas os que deveriam chorar negam-se a participar.

A brincadeira se transforma em confusão e gritaria: “Nós lhe tocamos flauta mas vocês não dançaram, cantamos um lamento mas vocês não choraram!”. Jesus faz esta comparação porque os judeus se mostraram descontentes com João Batista e com ele. João não bebia, jejuava, tinha uma vida reservada, comia gafanhotos e mel - e era acusado de ter demônio. Jesus, por sua vez, comia e bebia vinho e o chamaram de beberrão e amigo dos pecadores. A grande característica da geração dos tempos de Jesus era a contrariedade. O que não acontece de forma diferente hoje. 

Cada pessoa quer fazer o que bem entende. Cada um quer escolher a brincadeira. Quando alguém faz algo diferente do que a maioria quer, logo é criticado e abandonado. É uma geração que não sabe viver no tempo de Deus. Quer fazer o que sua vontade propõe, não se importando se isso é correto. Jesus termina dizendo que a sabedoria é comprovada por todos os seus discípulos. Ser sábio não é alcançar notoriedade, não é ser aparentemente bom e sim seguir o grande Mestre e submeter-se à sua vontade. Os judeus se consideraram mais sábios que João Batista e Jesus, mas na verdade eram apenas crianças mimadas e arrogantes que contrariavam a vontade e ordem do Pai. 

É necessário discernir o bem para praticá-lo.

Por Hebert dos Santos Gonçalves
Foto: Рomah

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall