5/03/2013

TATUAGENS, ISSO ME EDIFICA?


Vivemos uma época permeada por símbolos, enraizados no ocultismo e em crenças pagãs da antiguidade. Transmitem mensagens e imprimem padrões comportamentais. Confronte-os com a Bíblia: 

O simbolismo e o perigo da tatuagem
O Dicionário de Símbolos de J.E. Cirlot diz que “o simbolismo genérico engloba tatuagem e ornamentação como atividade cósmica, incluindo sentido sacrificial, místico e mágico. Veja alguns pontos:

  • A tatuagem pode ser um sinal de propriedade e pacto místico.
No oriente (China, Japão), a tatuagem estava vinculada às divindades configuradas no símbolo. Os líbios tatuavam-se para a deusa Neit, os egípcios para Atargatis e na Síria para deuses diversos.

“Na antiguidade, a tatuagem associava-se ao culto dos deuses-demoníacos e era praticada durante ritos dedicados por feiticeiros. O sangue que brotava das feridas, o qual, segundo criam, levavam consigo os espíritos malignos.” “Dá ideia de consagração.” O pacto era feito para se incorporar a entidade do desenho: escorpião, demônios (1 Coríntios 10:20-21)

  • A tatuagem pode identificar o grupo e ser usada como talismã.
Na Polinésia identificava o clã e a hierarquia. Na Europa do séc. XVII ela passou a ser propagada pelos marujos como talismã, distinguindo-os dos demais. A máfia japonesa, yakuza, surfistas, metaleiros, presidiários, fazem o mesmo. Os nazistas tatuavam judeus para ofenderem sua fé (1 Coríntios 3:16-17; 6.19-20; 1 Tessalonicenses 5:5).

  • A tatuagem pode expressar anarquismo e rebeldia.
A palavra tattoo, propagada por James Cook, refere-se ao som dos ossos finos usados na aplicação da tatuagem. A máquina elétrica foi patenteada por Samuel O’Relly em 1891, em Nova York, e chegou ao Brasil em 1959. A onda atual que inclui o piercing vem dos hippies e punks e da influência do rock pesado. Essa herança comunica rebeldia a Deus, à família e às autoridades. Defende a liberdade sexual e a Nova Era (Efésios 5:6-13; 1 Tessalonicenses 5:22; Colossenses 3:17; 2:6).

"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos” (Levíticos 19:28, Nova Versão Internacional da Bíblia).

Por Tadeu Ribeiro

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall