4/23/2012

"UM NAMORO VAI ATRAPALHAR A VIDA DE ALGUÉM?"


C. Leite pergunta:
Oi Raissa :3
É sobre uma ask que você respondeu, dizendo que é muito cedo namorar com 17 anos. Antigamente, as pessoas eram prometidas em casamento com essa idade. Meus pais, avós e muitos tios se conheceram com essa idade e são casados até hoje, nem todos são convertidos. Esse é o modelo que eu pretendo seguir, ainda mais como cristã. Tenho 16 anos, e planejo me casar com 21.
Não tenho desejo em conseguir um trabalho, casa ou nem mesmo me formar, mas tenho desejo em ter uma família, e ensinar o evangelho para outros jovens. Claro que enquanto isso não acontece, vou estudando e seguindo a vida. Mas você acha que um namoro vai ‘atrapalhar’ a vida de alguém, ainda mais um namoro santo, que é abençoado por Deus? 
Gostaria de saber sua opinião sobre os “pré-requisitos” para casar, especialmente tão nova. Concordo com você sobre as confirmações de Deus, tenho experimentado isso, só resta saber o que falta para me unir de uma vez.


Raíssa Bulhões responde:
Olá, “C. Leite”! :D
-Bem, pelo que eu me lembro, não disse que 17 anos era cedo para namorar. Na minha opinião, a idade não importa se você tem maturidade suficiente para um relacionamento.
Antigamente as coisas eram menos complicadas do que hoje, os rapazes começavam a trabalhar muito cedo, o mercado de trabalho era menos concorrido e as mulheres eram criadas para serem donas de casa (pelo menos a maioria era assim). Provavelmente foi isso que aconteceu com seus avós, pais, tios…
-Quanto à sua vida profissional, na minha opinião, é bem difícil você encontrar um rapaz que queira uma moça sem expectativas. Você pode sonhar com uma casa, com uma família, mas não precisa abrir mão de fazer uma faculdade, de ter seu dinheiro pelos seus esforços, de ajudar na renda da sua casa. Até porque só mesmo um cara muito rico pra poder sustentar sem sufoco uma esposa que não tenha uma vida profissional e financeira.
-Você está certa em pensar também no seu ministério, no seu trabalho com jovens e tal, mas o nosso ministério começa dentro de casa. É na nossa casa que somos mais testados. Por isso temos que pedir sabedoria a Deus para administrarmos nossos afazeres seculares e da igreja.
-Não se prenda ao fato de que “quer casar com 21 anos e disso não passa”. Você tem que primeiro estar submissa à vontade de Deus. Se você deixar esse pensamento de casar com 21 anos tomar conta de você, corre um sério risco de se casar por desespero, com o primeiro que aparecer e acabar morando no quintal da sogra ou da mãe como eu vejo muitas moças fazendo.
Veja bem, não estou dizendo que é o seu caso, mas procure analisar as coisas com cuidado, veja se nessa idade você e o rapaz estarão em condições suficientes para um casamento. Casamento não vai solucionar seus problemas, mas se feito de forma errada e precipitada, pode te trazer inúmeros problemas. (Estou usando a lógica.)
-Eu não acho que um namoro, sendo de Deus, vai atrapalhar a vida de ninguém. Como uma bênção pode atrapalhar? Mas me diga quais são as chances uma menina de 13 anos, namorando com um garoto de 14, ter um namoro que se solidifique e aguente em SANTIDADE até os dois terminarem o Fundamental, o Médio, entrarem numa faculdade, conseguirem um emprego que dê pra os dois se sustentarem e casarem sem morar no quintal da casa dos pais? Pra mim isso é namorar cedo. Eles podem até ter maturidade, mas é bom que junto com a maturidade venham às condições para sustento, que hoje vêm através do nosso esforço.
-Não me interprete mal, não quero dizer que para casar você precisa ser rica, mas usando a lógica, precisamos de estabilidade. Em um casamento, claro que pode haver dificuldade financeira, mas é bom que antes de casar, você tenha espectativas e organização, para evitar crises maiores.
-Deus é o maior interessado em nossa felicidade e está disposto a nos abençoar. Ele é o dono do ouro e da prata e pode abrir portas de todos os jeitos para você e para mim também.
Quando oramos e entregamos nossos sonhos ao Senhor, Ele tem livre acesso às nossas necessidades e sabe o momento certo de nos dar o que pedimos, isso se estiver dentre a Sua soberana vontade.
Desejo que o Senhor te direcione a tomar as decisões certas e realize os seus sonhos de acordo com a boa, agradável e perfeita vontade dEle. Esteja sempre aberta ao querer dEle.
Que Deus te abençoe. (:
Beijos!
Raíssa Bulhões.


Mais artigos relacionados, cliquem aqui | Categoria "Ask Namoro"
+ Assuntos relacionados² cliquem aqui.

(Dúvidas e/ou sugestões deixem nos comentários.)

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall