6/20/2011

Guia da fotografia perfeita!

   
As redes sociais e a internet fizeram nascer na nossa geração a vontade de sair mostrando para o mundo quem somos, o que queremos e o que pensamos, dessa vontade de mostrar nossa própria maneira de enxergar muitas das vezes o próprio espelho, nasceu o amor instantâneo pela fotografia. Uma  das melhores e mais divertidas ferramentas para se transmitir e compartilhar informações.

Se navegarmos em alguns perfis do orkut, por exemplo, veremos o quanto a fotografia se tornou parte da nossa egocêntrica rotina. Pensando nisso, elaborei para vocês uma lista completo com as melhores técnicas e truques para uma fotografia perfeita.

QUAL HORA?
Existem dois horários do dia que são perfeitos para a fotografia, pela manhã, quando o sol está nascendo (das 9:00 até às 11:00) e no fim da tarde (das 17:00 até às 19:00), quando o sol está se pondo. Nessas duas horas, a luz do sol é bem mais difusa, dando assim um tom especial a foto.

DESFOQUE

Troquei de câmera em busca desse efeito, que dá a foto um ar de profissional. A minha HX1 da Sony,  não é tão boa nesse aspecto, para conseguir um bom desfoque, eu preciso ar uma distância de uns três ou quatro metros e usar o zoom. Assim, consigo esse efeito mais preciso. (Quem me ensinou isso foi meu amigo, @wenerckmr_ que sempre faz as fotos da tag "look do dia").
Vale lembrar que algumas câmeras já possuem um modo para esse tipo de efeito, e outras já fazem isso automáticamente.
Para garantir o efeito, coloque no modo A ou AV (Auto Propriedade de Abertura) e abra o diafragma (Abaixe o valor do f). Já nas câmeras portáteis, infelizmente, não temos essa opção, então a saída é tentar ativar o macro se não for fotografar de longe ou fazer o efeito "a mão",  usando o Photoshop.
Passo a passo: Ctrl+J > Filter > Blur > Gaussian Blur > Radius: 1,0 > E depois, apagar a parte que quer nitida na foto) Dessa eu não sabia, aprendi isso em um post que  @lilianfarrish fez sobre a fotografia do lookbook.
OBS: Se você tem uma câmera profissional mas não sabe utilizar essa função, vale entrar na comunidade do modelo da sua câmera no orkut e dar uma olhada nos tópicos de dúvida. Com certeza. algum usuário da mesma câmera que você, poderá te ajudar. (Comunidade da minha câmera)

O CENÁRIO
Esse é um dos únicos momentos em que eu me sinto em vantagem em relação ao pessoal que mora em cidade grande. Aqui onde eu moro, Leopoldina – Minas Gerias, tem bastante verde, montanha e árvores acessíveis. Se você assim como eu mora no inteior, deve saber do que estou falando.

Lembrando que nas grandes cidades, também existem cenários legais para você aproveitar. Quer um exemplo? O shopping, o sinal do trânsito, as multidões… Tudo pode favorecer se você souber aproveitar.
Procure escolher sempre locais que tenham pelo menos um dos cinco princimais elementos naturais da fotografia: Grama, Céu, Vento, Árvores e Neve. Pode parecer besteira, mas o cenário faz toda a diferença no resultado final da foto, por isso, não tenha medo ou vergonha de arriscar.

FLARE

Esse é um efeito especial natural, que dá um ar mágico a fotografia. Ele faz do sol elemento principal, deixando com que a sua luz meio que “estoure” na imagem, dando um tom diferente a fotografia e uma iluminação diferenciada.
Ah, e tem como conseguir um efeito parecido ou aumentar um que já existe na foto no photshop viu?
Passo a Passo: (Filter > Render > Lens Flare) ou (Selecionar Ferramenta Pincél > Cor branca selecionada >Estilo da camada Pin Light, mesma coisa, com só que dessa vez usando uma cor amarelada/alaranjada)

O CARÃO E O SORRISO ESPONTÂNEO
Nós sabemos que você não é modelo, não tem o corpo perfeito e não ganha milhões para fazer um photoshoot, mas nada nesse mundo deve te impedir de fazer carão e se divertir horrores enquanto fotografa.
Não tenha medo de fazer carão estilo giselle bündchen, biquinho a la gêmeas Olsen ou sorriso escancarada como se tivesse acabado de ouvir uma piada engraçada. A dica para uma foto espontânea, é jamais olhar para a câmera. Como se você não soubesse que estavam tirando a foto.
PS: Se a ideia for um photoshoot com que de editorial, vale procurar um ponto fixo atrás da câmera e olhar fixamente como se tivesse olhando o horizonte. Sempre faço isso

EFEITOS GRÁFICOS
vulgo, photoshopando. Bem, essa é uma questão que eu já falei mais de mil vezes aqui no Depois dos Quinze. Pra mim, o photoshop deve servir para dar um "up" na foto, jamais fazer a mágica da transformação. Isso, deve acontecer na hora da própria  fotografia, na hora do ângulo e da pose.
Como eu comento sempre com vocês, em todas as minhas fotos, uso as famosas actions (ou efeitos prontos) do photoshop. Além de práticas elas cumprem direitinho o papel deixar a foto com cara de profissional. Veja como é fácil instalar.
Como usar:
01. Primeiramente você deve baixar e descompactar a arquivo que contém a action (eu recomendo o 7zip). É super fácil usar programas descompactadores, basta clicar com o botão direito no arquivo e ir em (7zip>Extract Here). Aparecerá uma pasta, e dentro dessa pasta você verá varios outros arquivos.
02. Abra o photoshop, e arraste o arquivo até a janela do programa. A aciton automaticamente aparecerá na aba actions do programa. (Se essa aba não estiver aparecendo no programa, procura na barra superior do programa a opção  (Window>Acitons).
03. Abra a imagem que você deseja editar. Na aba action estarão listadas todas as actions que você arrastou para o programa. Procure o botão play Triângulo tombado e veja a mágica acontecer.

COM AS/OS AMIGAS(OS)
Um dos meus programas prediletos dessa vida é ligar para as minhas amigas e convidá-las para uma sessão de foto sem compromisso e com muita risada. Além de ser super divertido, dá pra tirar umas fotos bem bacanas.
Para que a foto saia natural, evite programas poses. Nada mais boring do que aquela foto de um grupinha de amigas, sorrindo, com mão na cintura e dando o mesmo sorriso (em alguns casos, um biquinho bizarro).
Joque o travesseiro, compre balões, pule, abreace, sorria e jamais, jamais olhe para a câmera na hora do click.

 COM O(A) NAMORADO(A)


Tem coisa melhor do que jogar milhares de fotos nas redes sociais com o namorado? Matar algumas pessoas de inveja. uahuahuahauha Brincadeira tá? A regra para tirar foto com "ele" é basicamente a mesma que para as amigas. Tomando sempre aquele cuidado para sair do clima romântico e entrar no vulgar.

 Vocês tem algum segredo/dica pra hora de fotografar? Comportilhe com a gente.

Fontes: Comunidade da Câmera Sony HX1 no orkut, meu quarido amigo @werneckmr_, a blogueira  @lilianfarrish , site Fotografia uma Ideia & http://www.depoisdosquinze.com/ | As imagens aqui postadas foram retiradas do WeHeartIt. | Edição de Imagens e designer: Malena Flores. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall