5/30/2011

Notas baixas no 1º bimestre?
Confira dicas para se recuperar e tirar notas melhores até o fim do ano


Na maioria dos colégios, o primeiro bimestre escolar já acabou e alguns dos alunos começam a se preocupar com as notas baixas desse início de ano letivo. O importante, agora, é tentar se recuperar e organizar os estudos. A psicóloga e pedagoga Eloiza Oliveira, do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana, diz que pequenas atitudes podem ajudar e muito nesse processo.
Cada um estuda de um jeito diferente, não é mesmo? Para Eloiza, o primeiro passo é descobrir qual é o melhor método para você: “Tem estudante que assimila mais o conteúdo escrevendo resumo, outros sublinhando... uns precisam fazer muito exercícios e tem até os que aprendem melhor lendo em voz alta".

A pedagoga também ressalta que é importante prestar bastante atenção nas aulas. “É uma forma de poupar tempo de estudo em casa. O aluno já vai ter aprendido em sala e, em casa, pode se concentrar em reler a matéria e fazer exercícios. Mas tem que fazer mesmo. Nada de copiar a resposta”, adverte. Outra vantagem em prestar atenção nas explicações dos professores é que as dúvidas vão surgir na escola e poderão ser tiradas diretamente na sala de aula, na mesma hora.
Para os que não conseguem ficar com a boca fechada, Eloiza pondera: “Claro que não dá para ficar mudo durante a aula inteira. O ideal é escolher o momento certo de conversar com o colega e a hora de prestar atenção".
A psicóloga também recomenda não deixar muito conteúdo acumulado e correr atrás do prejuízo só depois. “Estudar um pouquinho todo dia é um ótimo começo. Aprender aos poucos é mais fácil. Não é recomendável deixar a matéria acumular. Com a proximidade das provas, o estudante fica mais nervoso e diminui a capacidade de aprendizado”.
Em casa, é preciso encontrar um lugar calmo e criar uma rotina. “Procure um ambiente silencioso e sem tentações, como TV e computador, e crie o hábito de estudar sempre na mesma hora”, afirma a pedagoga.
Nada de preguiça, então! Estude com responsabilidade e evite dores de cabeça no final do ano. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall