8/23/2014

SATISFAZER A SEDE DE AMIZADES


  “Solidão não é doença”, declara o livro In Search of Intimacy. “É uma sede saudável [...], um sinal natural de que estamos precisando de companheirismo.” Assim como a sede nos leva a beber água refrescante, os sentimentos de solidão devem nos mover a procurar boas amizades.

  Mesmo assim, segundo as observações da francesa Yaël, “alguns evitam qualquer tipo de contato com pessoas”. Mas optar pelo isolamento, seja qual for o motivo, não resolve nada e ainda nos faz sentir mais solitários do que nunca. Um provérbio bíblico diz: “Quem se isola procurará o seu próprio desejo egoísta; estourará contra toda a sabedoria prática.” (Provérbios 18:1) Portanto, é necessário primeiro reconhecer que precisamos de amigos para então agir.

ATITUDES PRÁTICAS NA BUSCA DE AMIZADES
  Em vez de ter dó de si mesmo ou até invejar aqueles que parecem ter mais ou melhores amigos, por que você não adota uma atitude positiva, assim como fez a italiana Manuela? Ela comenta: “Especialmente na adolescência sentia que estava sendo ignorada. Para superar essa fase, analisei pessoas que tinham boas amizades. Daí, tentei desenvolver as boas qualidades dessas pessoas para me tornar alguém mais agradável.”

  Uma atitude prática é cuidar de si mesmo em sentido físico e intelectual. Alimentação saudável, descanso suficiente e exercícios na medida certa — tudo isso vai ajudá-lo a ter uma aparência melhor e a se sentir bem. Ser esmerado, limpo e bem arrumado não só o torna alguém com quem as pessoas gostam de estar, mas também lhe dá uma medida razoável de autoestima. Mas cuidado! Não caia na armadilha de dar importância demais à aparência. “Usar roupas da moda não ajuda ninguém a encontrar verdadeiros amigos”, observa a francesa Gaëlle. “Pessoas decentes olham o que há no íntimo.”

CUIDAR DO CORPO E DA MENTE O TORNA MAIS BONITO
  Você tem um conceito positivo a respeito da vida? Isso o ajudará a ter um semblante feliz. Um sorriso verdadeiro é mais atraente do que acessórios para roupas e, segundo Roger E. Axtell, especialista em linguagem corporal, “é absolutamente universal” e “fácil de ser compreendido”. Acrescente a isso um bom senso de humor, e as pessoas se sentirão naturalmente atraídas a você. Afinal, o que pensamos e sentimos afeta nossa conversa e até mesmo nossa aparência. 

  LEMBRE-SE:   Essas boas qualidades vêm de dentro. Portanto, continue sempre enchendo a mente e o coração com conceitos e sentimentos saudáveis e positivos. Leia sobre assuntos interessantes e significativos, como acontecimentos atuais, diferentes culturas e fenômenos da natureza. Escute música edificante. Evite, porém, que a TV, filmes e romances entupam a mente e as emoções com fantasias. Os relacionamentos que geralmente se veem na tela não retratam a vida real, nem são amizades verdadeiras, mas apenas o fruto da imaginação do autor.

***

Fonte do artigo: Despertai!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Temporada das Flores
Maira Gall